Translate

sábado, 24 de setembro de 2011

12 CONSELHOS PARA MINHAS FILHAS




Como mães sempre usamos   palavras para guiar nossos filhos. Mas quando eles se tornam adolescentes,  não precisamos mais usar muitas palavras, precisamos dar o exemplo. No entanto, aqui estão algumas lições que aprendi e gostaria de passar para minhas filhas:

1.    Tenha sempre um tempo separado para  estar com Deus. Fale com Ele constantemente. Louve-O sempre. Leia a Bíblia. Pense nas bênçãos que Ele lhe concede.

2. Seja generosa, atenciosa e tenha compaixão quando os outros enfrentarem dificuldades. Dê ofertas liberais para a obra de Deus e seja dizimista fiel.

3.  Para a sua segurança, lembre-se de separar a cada ano uma quantia para o tempo da aposentadoria. Aplique esse dinheiro onde for mais conveniente, mas economize.

4. Coma alimentos saudáveis. Nunca deixe de lado o desjejum. Frutas, verduras e legumes são essenciais. Cuide de seu corpo que ele é o santuário do Espírito Santo.

5. Exercite-se regularmente. Encontre uma atividade que realmente lhe agrade e pratique-a com afinco.

6. O conhecimento adquirido nunca é demais. Aprender é muito gratificante. E foi seguindo esse conselho que concluí alguns cursos.

7.Cultive boas amizades. Transmita calor, confiança e lealdade. Lembre-se dos amigos nas datas especiais, por meio de um telefonema, um cartão ou uma visita. Sempre que possível, faça-se presente.

8. Torne-se a melhor pessoa que lhe é possível ser. As três virtudes mais importantes são: lealdade, integridade e coragem moral. Faça o que é certo e sempre respeite a idade, porque idade é igual à sabedoria.

9.   Seja gentil e mostre  humildade. Tenha   opinião, mas pare para refletir no que o outro lado está dizendo, e volte atrás quando souber que está errada.
                                                                                       
10. Aprenda com seus erros. Você vai cometer muitos, então os use como uma ferramenta de aprendizado.

11.Sorria! O sorriso é a cirurgia plástica de menor custo no mundo para evitar rugas. Faça algo que a faça sorrir e gargalhar, e evite a procrastinação. Sempre olhe para o lado bom! O copo está meio cheio, nunca meio vazio. Orgulhe-se de quem você é e de onde você veio, mas abra a  mente para outras culturas e línguas.

12. Dê o seu melhor na escola. Alguns professores se esquecem de que os alunos precisam de incentivos. Então, se eles não a incentivar, incentive a si mesma. Nunca desista de seus sonhos!


Amo vocês com todo meu coração,



Maria A. Paiva Corá


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

PRIMAVERA


A Primavera chegou e, como sempre deverá nos surpreender, porque  trata-se da estação mais bonita do ano. É ela que é sempre retratada nos filmes como doce e romântica, além de um clima gostoso, com ventos e flores desabrochando e aromas peculiares que só a diversidade natural pode oferecer.

Estávamos ansiosos aguardando esta famosa estação das flores, afinal  ela deverá trazer consigo a chuva que tanto precisamos  e que deixa os gramados verdinhos novamente.  Também vai ser um  bom incentivo para aqueles que querem alegrar e dar vida aos seus  ambientes, ornamentando-os com vasos de plantas de fácil cuidado.

Se alguém pretende comprar uma planta são necessários alguns cuidados, bem como decidir o local adequado da casa onde ela deverá ficar e verificar o espaço disponível, a incidência de luz solar e a ventilação do ambiente, aconselha os especialistas.

Para pessoas muito ocupadas, seria interessante escolher plantas que não precisem ser regadas todos os dias e não exijam cuidados especiais. É o caso dos Cactos, que são de  fácil manutenção.  Os cactos da espécie Euphorbia acrurensis, por exemplo, só precisam ser regada a cada 20 dias, aproximadamente. Eles também gostam de ficar totalmente expostos ao sol, mas também se adaptam bem à luz solar indireta.

Falar de primavera e não falar de orquídeas é um pecado, porque é praticamente impossível não nos apaixonarmos por elas, que são tão perfumadas e a beleza  é inconfundível.  Ainda mais se tratando de uma planta com tanta variedade. Estima-se que haja cerca de 35 mil espécies de orquídeas espalhadas pelo mundo. A Phalaenopsis, por exemplo, é conhecida por adaptar-se bem em apartamentos. Ela não tolera luz solar direta e temperaturas interiores a 15º.  Para  mantê-la bonita e saudável, é preciso regá-la regularmente, mas também deixar que a terra em volta dela seque, antes de regá-la novamente são  dicas de pessoas que entendem do assunto.

Seja grande, pequena, colorida, branquinha, há sempre uma espécie para encher os olhos de admiradores. Não é à toa que há quem colecione milhares delas. Outra vantagem, além da variedade, é que os preços são democráticos: o mínimo que se paga é, em média, R$ 25,00. "Se você cultivar direitinho, é uma planta eterna", diz a orquidófila (como são chamados os apaixonados pela planta) e ex-presidente da Associação Orquidófila de São Paulo, Lúcia Morimoto.

Não podemos esquecer também das violetas. Elas podem ficar à sombra ou receber luz solar de forma indireta. É preciso regá-las regularmente, colocando água no pratinho sob o vaso e deixar por 10 minutos, depois retirar a água. Não devem molhar as flores e folhas. É necessário também  deixar que a terra fique ligeiramente seca antes de regá-las novamente.

Aí estão algumas dicas e agora é só escolher o vaso que combine melhor com a decoração da casa e onde a planta preferida  caiba.  E não se pode esquecer de procurar saber mais sobre o crescimento da planta, a fim de escolher um vaso de tamanho e formato adequados.

Uma Feliz Primavera!

Maria A. Paiva Corá

A primavera no ano de 2011 terá início hoje, dia 23 de setembro e terminará no dia 22 de dezembro.







sábado, 17 de setembro de 2011

O amor de Deus é imutável


Com medo, Adão e Eva fugiram da presença de Deus. Ele, no entanto, não os havia abandonado. Deus os criara como expressão do Seu grande amor. “Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: "Onde está você?" (Gên. 3:9) E Adão respondeu: "Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi"(verso 10).

Deus não afasta de nós por causa de nossos pecados. Achamos que podemos esconder-nos da Sua presença. Este é um dos maiores equívocos humanos. Diz o salmista: “Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá” (Sal. 139:7-10).

Deus  é o Criador e tem domínio sobre toda a extensão de Suas obras e sobre todas as Suas criaturas. Por isso não podemos fugir dEle, porque não há  sequer um lugar neste imenso Universo a que Ele não possa ir. Para nossa alegria, Ele nos procura porque nos ama. Não nos procura para castigar-nos, mas para nos resgatar e salvar. Deus é amor. Na verdade, a história do universo é uma história de amor entre Deus e o homem – Deus criou todas as coisas por amor ao homem, a fim de ganha-lo para Si. Ele o criou para ser Seu cooperador. Mas Adão pecou, e por causa do pecado o sofrimento entrou na história humana.  Mas o amor de Deus é imutável.

Hoje Deus nos pergunta: “Onde estás?” Não que Ele não saiba onde estamos ou o que estamos fazendo, mas a pergunta tem o propósito de nos levar a pensar em nossa situação espiritual. Também devemos perguntar-nos: em que estágio espiritual estamos? Precisamos perceber em que estágio nos encontramos  e buscar crescimento. A vida de Deus em nós precisa crescer. Isso não ocorre de um dia para o outro, mas é um processo gradativo. Precisamos buscar avançar sempre, pouco a pouco. Às vezes nos escondemos  “por entre as árvores do jardim”, com medo de que nossas faltas sejam descobertas. Mas o amor de Deus por nós está muito além da compreensão humana. Deus não nos abandona quando erramos, pelo contrário, por ser compassivo, Ele  está sempre disposto a nos dar uma nova oportunidade.

Maria A. Paiva Corá

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Tardinha





Tudo lá fora parece calmo,
Sereno.
O sol já se foi,
Sumiu no horizonte.
Já é tardinha!

Aqui da janela vejo a lua atrevida
Querendo aparecer
Para transformar  esta tarde
Numa noite de luar,
Mas que docemente me rouba um sorriso.
Começo a recordar de outras tardes...

Maria A. Paiva Corá

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

CURVA É A TERRA, PEQUENA ESFERA



Curvo é o universo,       
Curva é a terra, pequena esfera.
Curva é a nossa cabeça,
Continente de um curvo cérebro.

As pedras quando rolam incertas,
Seguem o curvo das águas
E suas faces se moldam em formas curvas
Iguais às nossas cabeças.

O segredo do homem
Perdeu-se nas curvas do próprio tempo.
Curvos são os próprios gametas
Que lhes deram origem.

Curvas foram as mensagens de Cristo,
Dadas em figuras de parábolas,
Cujas palavras encerram amor,
Princípio que orienta uma vida reta.


 Maria A. Paiva Corá

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Surfando nas ondas de fogo




Trata-se do Surfe de um dos esportes mais fascinantes que existem e observar surfistas em ação nos dá a impressão de que surfar é muito fácil. Na verdade, o esporte é muito difícil e requer muita habilidade e equilíbrio  para pegar uma onda e permanecer nela o máximo de tempo possível e o mais importante de tudo é preciso saber como cair da onda sem ser engolido por ela. “Surfar é a arte de pegar as ondas que Deus cria.”

Para  os surfistas do quilate de Bruce Irons, Kolohe Andino e Jamie O’Brien surfar é muito mais que um esporte, é um estilo de vida. Eles sabem muito bem como conquistar suas ondas de alta performance. Mas se não houver ondas eles não podem surfar naquele dia, no entanto,  quando o mar está bom para o esporte, eles aproveitam o máximo e  não poupam esforços para buscar a perfeição.

No vídeo abaixo podemos ver um grande espetáculo dessa equipe. Eles  resolveram participar de uma brincadeira, realizada na costa da Sumatra, na Indonésia e adaptaram o lança chamas na prancha.   Eles  simplesmente colocaram fogo na água e escolheram  o fim de tarde e o amanhecer para deixar ainda mais evidente o efeito especial. Realmente ficou espetacular.

Maria A. Paiva Corá