Translate

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O SENTIMENTO DE CULPA




Para falar  sobre culpa, vamos a Bíblia conhecer a história de Davi  que está relatada em 2 Samuel 12:1-13. Vamos voltar a cidade de Jerusalém, mais especificamente para  o palácio do rei Davi, há muito tempo. O rei estava sentado em seu trono e parecia estar de mau humor. De repente, os guardas do palácio trouxeram o profeta Natã. Natã tinha recebido uma mensagem de Deus para Davi. Era uma mensagem urgente. O rei se dispôs a ouvi-la imediatamente.  Mas, sabiamente, o profeta começa contando uma história simples:

- Havia dois homens que moravam numa cidade. Um era rico, o outro pobre. O homem rico possuía muitos rebanhos e manadas. O homem pobre possuía apenas uma pequenina ovelha, uma ovelha que havia crescido com seus filhos e se tornado como outra filha para ele. Um dia, o homem rico recebeu uma visita em casa e resolveu lhe oferecer uma ótima ceia. Mas, ao invés de escolher um animal de seu próprio rebanho para a ceia, ele pegou a ovelha do homem pobre e a matou.

Como vivia em uma sociedade agrária, Davi, ao ouvir a história, ficou furioso:

- Quanta injustiça! – ele se levanta rapidamente e proclama ruidosamente – “... Vive o Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso.”

Mas aí, Natã acaba com a indignação justa de Davi com quatro palavras. O profeta estende sua mão e diz:

- Você é o homem.

Na mesma hora, Davi percebe que ele condenou a si mesmo. Ele se lembra de Bate-Seba. Sim, ele, o monarca rico com todo seu poder, simplesmente teve que ter aquela mulher. Ele teve que roubá-la de Urias, seu marido devotado. E depois, para esconder seu adultério, ele arrumou para que Urias fosse morto. Agora, Davi percebe quão cruelmente agiu. Sua culpa o invade e ele declara humildemente:

- Eu pequei contra o Senhor.

Nessa história podemos ver uma diferença muito importante entre a culpa bíblica e a culpa que muitas vezes carregamos como uma nuvem escura sobre as nossas cabeças. O sentido da culpa criado pela Palavra de Deus é quase sempre algo muito específico. Natã, o profeta, apontou seu dedo para um pecado específico, adultério, que precisava ser resolvido. A palavra de Deus, através dele, foi uma flecha acertando o alvo do coração perturbado de Davi.

Para aqueles que crêem em Deus, existe apenas um tipo de culpa: é a flecha, a flecha da Palavra de Deus que atinge um alvo específico. Ela aponta para um pecado específico. Ela aponta para o pecado que precisamos confessar e abandonar. Foi Deus quem mandou Natã para o palácio de Davi com uma mensagem direta e expressa. Quando Natã contou sua história contundente para Davi, e o rei sentiu que a flecha era para ele, ele poderia ter ficado na defensiva. Ele poderia ter inventado que cometeu o adultério num momento de fraqueza. Ele poderia ter acusado a Bate-Seba de seduzi-lo.  Mas Davi não fez nada disso. Ele simplesmente disse, “eu pequei contra o Senhor”. Ele assumiu sua culpa imediatamente.

Deus tenta nos mostrar como lidar com uma culpa específica. Quando recusamos, a culpa apodrece e infecciona toda a nossa vida. Tornamo-nos incapacitados por inúmeros pensamentos ansiosos. Deus quer que enfrentemos a flecha. Ela poderá arder um pouco no começo, mas isto faz parte do processo de cura. É muito melhor enfrenta a flecha do que seguir padecendo sobre a nuvem escura da culpa.

O arrependimento de Davi por causa de seu pecado poderia ter se transformado em desespero. Ele foi humilhado quando seu adultério se tornou de conhecimento público. Não tinha mais jeito de desfazer o erro. Não havia jeito de trazer o homem, que ele havia traído, de volta. Davi apenas podia fazer uma coisa: confessar seu pecado a Deus, e ele o fez com uma eloquência maravilhosa no Salmo 51. Ele abriu seu coração com essas palavras:  “Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares(Salmos 51:4).

Davi reconheceu que a flecha de Deus tinha atingido seu coração. Ele sabia que Deus estava certo. Ao confessar nossos pecados, nós estamos literalmente concordando com Deus. Dizemos, “sim Senhor, o Senhor está certo ao apontar esta ação como errada.” Com esta atitude, merecemos o perdão de Deus.

Quando Davi começou a ver além do seu pecado, para o Deus com o qual concordava, ele começou a ter esperança. Ele viu um Deus que perdoa e ele clamou para o Senhor: “Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado” (Salmos 51:1-2). Davi olhou além do seu pecado. Ele olhou para o perdão de Deus, pois, esta é, afinal, a razão para Deus mandar Suas flechas. Elas não entram fundo no coração, elas apenas nos levam para a grande graça de Deus.

Graças a Deus existe uma solução para nossas culpas. Não precisamos ficar presos a elas. Não precisamos mais ser reféns de suas exigências vagas e inatingíveis. Não precisamos passar nem mais um dia sofrendo, em vez disso, concordamos com a Palavra de Deus e confessamos nossos pecados e ficamos livres para sermos felizes.

Shalom!

Maria A. Paiva Corá

2 comentários:

  1. Excelente matéria!!Providencial também...vou seguir seu blog e gostaria que conhecesse o nosso,e ,se quiser,ser uma seguidora...será uma honra.Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pelo carinho. Também visitei seus blogs e já sou seguidora. Gostei muitíssimo dos posts. Parabéns!!! Unidos pela Palavra de Deus, que cumpre o que prometeu, saúdo com um sincero Shalom!

    ResponderExcluir