Translate

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

PASTORAL



                                             François Boucher , Pastoral

François Boucher (1703-1770), extraordinário pintor e decorador francês, foi diretor da Academia de Belas Artes de Paris, sendo nomeado, em 1765, primeiro pintor do rei Luís XV. Embora tenha vivido num século dominado pelo Barroco, ia além desse estilo e adotou o estilo Rococó, caracterizando pelo excesso de detalhes decorativos e por uma requintada elegância.


           
                                                                          François Boucher           

O amor é um dos sentimentos humanos mais complexos, que nos leva a sensações e atitudes inexplicáveis. Daí a magia que ele exerce sobre os artistas. Veja por exemplo o quadro  Pastoral de François Boucher. O rapaz parece absorvido pela figura da mulher, que envolve seus pensamentos; ele só tem olhos para ela.

Vamos observar agora os detalhes no quadro que revelam o comportamento romântico do jovem, que além do olhar apaixonado, ele está com um pequeno pássaro na mão e parece oferecê-lo à amada, humildemente, como se fosse um presente, ou apenas para agradá-la.

Quanto a atitude da jovem, ou seja, sua postura no quadro, podemos dizer que ela sente-se atraída pela atenção do rapaz que a envolve com carinho, por isso põe-se à vontade, a observá-lo com doçura, em seu gesto de amor.

Trata-se do local de um ambiente aberto, um cenário campestre, totalmente ermo; há uma elevação, em meio à natureza simples e rústica, onde se vêem algumas árvores grandes, frondosas e poucos arbustos.

Nesse lugar isolado e tranqüilo, os namorados estão sentados no chão. Eles usam roupas coloridas,  alegres, mas sem luxo; parecem jovens camponeses. A moça tem os pés descalços e uma coroa de flores nas mãos. Completando a cena primaveril, há uma cesta de flores, no chão, próxima aos dois.

Sem dúvida o autor conseguiu reproduzir a cena “Pastoral” de forma muito expressiva.  Uma bela obra de arte!

Shalom!

Maria Paiva Corá

Fique agora com o vídeo François Boucher - French Rococo Painter




Nenhum comentário:

Postar um comentário