Translate

terça-feira, 31 de julho de 2012

Dicas de Português –CRASE




“O Brasil e o Paraguai vão discutir a revisão do Tratado de Itaipu e uma possível renegociação da dívida de US$ 19,6 bilhões da hidrelétrica com o Tesouro Nacional. A decisão foi tomada durante um encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e o paraguaio Fernando Lugo, paralelamente à Cúpula da América Latina e Caribe.”
(Denise Chrispim Marin e Tânia Monteiro. O Estado de S. Paulo, 18/12/2008 (com adaptações).

- O sinal indicativo de crase em “à Cúpula” justifica-se pela regência de “paralelamente”, que exige preposição a, e pela presença de artigo definido feminino singular.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Brasil: um país desigual


                                         O contraste entre pobreza e riqueza
                                                      image hosted on flickr


A distribuição de renda é a maneira pela qual a riqueza gerada em um país, estado, município ou região encontra-se distribuída ente a sua população. Atualmente, o Brasil está entre os países do mundo onde a distribuição de renda é mais desigual: segundo pesquisas da ONU (Organização das Nações Unidas), os 10% mais ricos possuem uma renda cerca de trinta vezes maior que a dos 40% mais pobres.
Desse modo, é possível perceber que a renda em nosso país está extremamente concentrada nas mãos de uma pequena parcela da população. Essa elevada concentração de renda provoca grandes desigualdades sociais. Isso  quer dizer que poucas pessoas ficam com muito dinheiro. Já para a maioria da população, o outro lado da moeda,  sobra apenas uma pequena parte da renda. Enquanto algumas pessoas têm acesso à alimentação adequada, moradia, lazer, boa educação, atendimento hospitalar de qualidade e podem comprar os mais variados bens de consumo, outras não têm dinheiro nem para as necessidades básicas. No Brasil, esse contraste é muito visível. A grande maioria sente-se incapaz diante da escassez e da carência.
Há pessoas em nosso país que estão passando por grandes necessidades, e essas necessidades pesaram tanto, que elas já estão além das suas forças e da capacidade de sobreviver. Muitas estão sofrendo de grande depressão, por causa de falência de empresas ou porque tiveram seus empregos retirados. Outras sofrem por causa de ansiedades, de doenças ou de grandes enfermidades. Algumas vivem numa espiral descendente de derrota contínua.  Por isso há pessoas com muitas culpas, condenando-se, fracassadas e desanimadas. Mas essa triste realidade não impede que Deus em Sua infinita misericórdia, tenha provisão total para todos os Seus filhos.
Jesus disse em Mateus 6:33: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.”  Muitos não acreditam que tudo lhes será acrescentado porque ainda crêem que devem pagar um preço. Porém, o preço foi pago por Jesus na cruz do Calvário. Tudo foi consumado pelo ato redentor de Cristo. Deus sabe o que Ele está para fazer na nossa vida. Não podemos perder a esperança.  Precisamos ver coisas grandes acontecendo, porque o pouco nas mãos de Deus transforma-se em muito. Busquemos  a revelação de Deus para seguir em frente. A bênção de Deus não é minguada. Mesmo diante dessa triste realidade não podemos ser impedidos de ser felizes. Precisamos ficar confiantes e passarmos a ver essa questão com os olhos da Fé.  É preciso  sair da acomodação e lutar sempre, não se entregar e não deixar a “peteca cair”.
Não estamos tratando aqui apenas das questões financeiras, pois em relação aos bens materiais, para que uma pessoa se torne rica é preciso que outra empobreça, mas em relação às riquezas espirituais, ao conhecimento de Deus e de Sua Palavra, alguém, só poderá ser considerado verdadeiramente rico se tiver também enriquecido a outros. Quando falamos em prosperidade, sobre abundância, pensamos logo em dinheiro, em bens materiais.  Mas, precisamos reconhecer que a verdadeira riqueza é o conhecimento de Deus e nossa identidade em Cristo. O nosso Deus  é o Deus da abundância, e nós somos Seus herdeiros, portanto, a nossa herança é de abundância.
Shalom!
Maria A. Paiva


quarta-feira, 18 de julho de 2012

Vindo sobre as nuvens do céu





A água presente na atmosfera forma as nuvens e os nevoeiros. Ao ser evaporada por oceanos, rios e lagos ela se transforma em vapor de água, que sobe à atmosfera e encontra temperaturas mais baixas, se condensando, isto é, voltando ao estado líquido. Porém, as gotículas de água, mais leves do que o ar, permanecem na atmosfera, formando as nuvens (quando estão mais altas) ou os nevoeiros ou neblinas (quando estão mais próximas da superfície). Portanto as nuvens são formadas basicamente por pequenas gotículas de água mais leves do que o ar. Elas se movimentam constantemente devido à ação dos ventos. Tanto os nevoeiros quanto as nuvens em algum momento, darão origem a precipitações.
Lemos em Apocalipse  que Jesus apresenta-se como o Alfa e o Ômega, que eram a primeira e a última letra do alfabeto grego. Nele começam todas as coisas e Ele as concluirá todas. Tudo o que Deus propôs fazer, Ele fará, e tudo o que Ele iniciou, levará  a bom termo. Seu trabalho em nós, a efidicação de Sua igreja, a destruição do império de inimigo de Deus  – tudo isso Ele já  começou  e certamente concluirá.Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória” (Mateus 24:30).
Muitas vezes, no entanto, parece-nos lento Seu  trabalho. Mas não podemos esquecer que essa é a maneira de Deus trabalhar. Apocalipse também diz que Ele vem com as nuvens. Ele não vem de maneira clara e visivelmente manifesta. Às vezes o Senhor vem a nós junto com as nuvens de angústia ou com as nuvens do tempo de provação. Mas certamente Ele vem com as nuvens. E por vir com elas, muitas vezes só nos damos conta de Sua presença no último instante, quando já está conosco e se revela como o Deus de esperança. O que os nossos olhos não vêem, o vemos pela fé, porque conhecemos as misericórdias e a fidelidade de Deus.
As palavras de Deus proferidas em Apocalipse 21:6:   "Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim" , falam de um fim eterno para tudo o que atrapalha nossa felicidade. Por isso, não há o que temer. Ele vem como o Ômega, o Concluidor de toda Sua obra. Ele certamente virá. Olhemos para as “nuvens”. De lá virá nosso Salvador. Um dia, a solidão desaparecerá para sempre e estaremos com Deus porque fomos feitos para Ele. Ele preencherá o vazio da solidão de nossa vida. As palavras "está feito" são Sua promessa de que, um dia,  a justiça reinará para sempre.

Shalom!

Maria A. Paiva




terça-feira, 17 de julho de 2012

Momento único




Meu coração está explodindo em fé! Creio sinceramente que estamos vivendo em um momento único em nossa história, pois Deus estará usando esta geração para alcançar o mundo. É tempo de esquecer as coisas desagradáveis que nos têm acontecido e avançar para a realização das obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Somente realizando essas boas obras é que agradamos ao nosso Pai Celestial. Portanto, elas devem constituir-se nosso objetivo maior.

Deus me confiou duas garotinhas maravilhosas: minhas filhas Luíza e Giovanna. Preocupo-me muito com o futuro delas. Quero que elas tenham  uma vida cristã integrada e em comunhão com Deus, com a formação de um caráter íntegro e maturidade espiritual e emocional. Quero também que elas  sejam pessoas maduras, frutíferas e integradas à vida da igreja a que pertencem.

Desde quando conhecemos a Jesus como Salvador e Senhor, só temos tido alegria em nossos corações.  Às vezes, por não entendermos o plano de Deus, nós questionamos as razões dEle nos dirigir de certa maneira. Porém, com o passar do tempo, a confiança começa a aumentar e, desde então, temos aprendido que Ele é um bom Pai e o melhor de Deus para nós sempre será o melhor que poderíamos conseguir na vida.


Shalom!


Maria A. Paiva


quinta-feira, 5 de julho de 2012

Frase do Dia




"Nós os privilegiados que aqui passamos, seguros como visitas sobre tapetes." *


·       * Lawrence Durrell (1912-1990), poeta inglês, em Para    
Argos, do livro Poemas (Topbooks).



Arthur Walkington Pink - Biografia




Arthur Walkington Pink  nasceu em Nottingham, Inglaterra, em 01 de abril de 1886 e se tornou um cristão em 1908, com a idade de 22. Embora nascido de pais cristãos, antes da conversão ele migrou para uma sociedade Teosófica (um grupo gnóstico ocultismo popular em Inglaterra durante esse tempo), e rapidamente se destacou. Sua conversão veio de admoestações de seu pai. Foi o verso, Provérbios 14:12, "há um caminho que parece direito ao homem, mas o fim dele são os caminhos da morte ', que particularmente impressionado seu coração e lhe obrigou a renunciar a teosofia e seguir Jesus.
Em janeiro de 1922  ele iniciou uma revista mensal intitulada Estudos nas Escrituras que circulavam entre os cristãos de língua Inglesa  em todo o mundo, embora apenas para uma lista de circulação relativamente pequena, cerca de 1.000.
Em 1934 Pink retornou à Inglaterra, e em poucos anos transformou seu serviço cristão e começou a escrever livros e panfletos. Ele morreu em Stornoway, Escócia em 15 de Julho de 1952. A causa da morte foi anemia.
Após a morte de Pink, suas obras foram republicadas por uma série de editoras, entre elas, Banner of Truth Trust, Baker Book House, Publicações foco cristão, Imprensa Moody, A Verdade para Hoje, e atingiu um público muito mais vasto, como resultado. O biógrafo Iain Murray disse sobre  Pink:  "a ampla circulação de seus escritos após a sua morte fizeram dele um dos mais influentes autores evangélicos na segunda metade do século XX". Sua escrita provocou uma revitalização da pregação expositiva da Bíblia. No entanto, ainda hoje, Pink é deixado de fora da maioria dos dicionários biográficos e negligenciado em muitas histórias religiosas.
 Fonte: http://en.wikipedia.org

Livros de A. W. Pink publicados em português

 
DEUS É SOBERANO


As condições de nossa época,  escreve A. W. Pink  exigem em altos brados um reexame e nova apresentação da onipotência, da suficiência e da soberania de Deus. É necessário que se proclame vigorosamente que Deus continua vivo, continua observando, continua reinando. A nossa fé está sendo testada, a cada dia, e o homem precisa aprender que o coração e a mente não encontram lugar de descanso satisfatório, exceto no firme conhecimento de que Deus está entronizado. A paz se acha onde Deus é Deus.


OS ATRIBUTOS DE DEUS

Os Atributos de Deus - Nos dias atuais, a Igreja tem perdido o senso da majestade e sublimidade do glorioso Deus das Escrituras – e isso de um modo geral.


ENRIQUECENDO-SE COM A BÍBLIA

Este livro é um convite para apreciar, entender e aplicar a mensagem da Bíblia. Cada um dos 10 breves capítulos deste livro, trabalha um importante tema da fé cristã e, como um pequeno manual, ajuda o leitor a obter o maior proveito e compreensão possível de sua leitura bíblica, tornando-a rica, relevante e pratica. Mas essa ajuda é oferecida com uma palavra de alerta: Só o Espírito de Deus pode convencer o leitor da verdade, da justiça e do juízo. Só o Espírito pode aplicar as verdades da Escritura e torná-las mais desejáveis do que ouro e o destilar dos favos.



OUTRO EVANGELHO

 “A. W. Pink foi consagrado como pastor de uma igreja em Silverton, Colorado, E.U.A., em 1901. Posteriormente ministrou a Palavra de Deus em três continentes, mas, segundo as opiniões populares da época, pouco realizou. Quando faleceu em 1952, no norte da Escócia, ele era quase desconhecido entre os evangélicos. No entanto, hoje, trinta anos depois (1982), ele se tornou uma influência mundial, contribuindo muito para uma fé e vida cristã marcadas por bastante seriedade.” Transcrito da contra capa do livro de Pink intitulado, Os Atributos de Deus. Tradução de Odayr Olivetti, Publicações Evangélicas Selecionadas (PES), Primeira Edição: 1985. “A candente, vigorosa e bíblica mensagem deste opúsculo é absolutamente válida e atual nos ambientes evangélicos, semi-evangélicos, para-evangélicos e satanicamente “evangélicos” atuais.” – Odayr Olivetti.




quarta-feira, 4 de julho de 2012

LIVRO - Segredos da mente milionária, Os T. Harv Eker






O livro de  Eker mostra como substituir uma mentalidade destrutiva – que você talvez nem perceba que tem – pelos "arquivos de riqueza", com 17 modos de pensar e agir que distinguem os ricos das demais pessoas. Alguns desses princípios fundamentais são:

· Ou você controla o seu dinheiro ou ele controlará você.

· O hábito de administrar as finanças é mais importante do que a quantidade de dinheiro que você tem.

· A sua motivação para enriquecer é crucial: se ela possui uma raiz negativa, como o medo, a raiva ou a necessidade de provar algo a si mesmo, o dinheiro nunca lhe trará felicidade.

· O segredo do sucesso não é tentar evitar os problemas nem se livrar deles, mas crescer pessoalmente para se tornar maior do que qualquer adversidade.

· Os gastos excessivos têm pouco a ver com o que você está comprando e tudo a ver com a falta de satisfação na sua vida.

"Enriquecer não diz respeito somente a ficar rico em termos financeiros", diz Eker. "É mais do que isso: trata-se da pessoa que você se torna para alcançar esse objetivo." 

"T. Harv Eker desmistifica o motivo pelo qual algumas pessoas estão destinadas à riqueza e outras a uma vida de dureza. Se você quer conhecer as causas fundamentais do sucesso, leia este livro. " – Robert G. Allen, autor de O milionário em um minuto

Quem nunca se perguntou por que algumas pessoas precisam suar a camisa para ganhar dinheiro, enquanto alguns felizardos parecem enriquecer facilmente. Segundo T. Harv Eker, isso não ocorre por causa de diferenças de educação, de inteligência, de talento, de oportunidades, de métodos de trabalho, de contatos, de sorte nem, muito menos, como resultado da escolha de empregos, negócios ou investimentos.

A resposta, segundo o autor, está no modelo pessoal de dinheiro que todos nós trazemos gravado no subconsciente. Para ele, mesmo quando uma pessoa domina a área em que atua profissionalmente, se o seu modelo de dinheiro não estiver programado para um alto nível de sucesso, ela jamais enriquecerá – e, se isso acontecer, é possível que logo perca tudo o que conquistou.

Li, gostei e recomendo este livro a todas as pessoas que querem aumentar a sua riqueza financeira.

Shalom!

Maria A. Paiva