Translate

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

O caminho estreito e o Sonho de Leí



O caminho estreito é aquele pelo qual Deus nos dirige. Pode ser pedregoso e difícil, e muitas pessoas podem recusar-se a andar por ele, contudo, é somente ele que nos leva para a eternidade. Nesse caminho aprendemos que a obediência e o comprometimento com nosso Salvador são fundamentais para fortalecer nossa fé e nos levar para o centro da vontade de Deus. Sendo assim, as crises e as dificuldades não devem ser consideradas como algo extremamente ruim, mas como algo que contribuirá para nosso crescimento espiritual e nos fortalecer diante das dificuldades e das perdas da vida.


Lemos no Livro de Mórmon uma parábola maravilhosa sobre perseverança: “A visão de Leí da árvore da vida”. Estudando e ponderando a respeito desse sonho e, aplicando à nossa vida, podemos tirar lições relevantes.  Leí se encontrava sozinho “num escuro e triste deserto”, como podemos ler em 1 Néfi 8:7E aconteceu que enquanto o seguia, vi que eu estava num escuro e triste deserto”. Na trajetória da nossa vida espiritual, também passamos por período de trevas e solidão. Por isso, quando somos batizados e começamos a andar com Cristo Jesus, nosso Salvador e Senhor, nascemos de novo e é justamente nesse momento que mais precisamos perseverar, porque somos como crianças espirituais, crescendo na graça, na fé e no conhecimento de Deus.


A árvore da vida é o ponto central do sonho de Leí. Tudo direciona nossa atenção à árvore da vida porque ela representa Cristo, que é a clara manifestação do amor de Deus. O fruto da árvore é um símbolo da vida eterna que também representa as bênçãos de Sua Expiação e evidencia o grande amor de Deus “porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). 


As crises acontecem para fazer-nos crescer, sendo assim não devemos prostrar-nos diante dos problemas; antes, devemos enfrenta-las com fé e esperança. Assim também contribuiremos para ajudar outros em momentos difíceis, fortalecendo lhes o ânimo e a fé. No caminho para a eternidade, não podemos pegar atalhos, eles são extremamente perigosos e podem nos levar à destruição. Mas não precisamos ter receio, vamos segurar firme na barra de ferro, que simboliza a palavra de Deus — que inclui as escrituras, as palavras inspiradas dos profetas e dos líderes da Igreja para  conseguirmos vitórias e grande honra.


Portanto agarre-se continuamente à barra de ferro” e se for preciso, mude o que for necessário e até mesmo o seu estilo de vida para continuar crescendo em graça e sabedoria diante de Deus. Não fique triste nem desanimado. Medite no que está escrito em 2 Coríntios 4:7-9: Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos".    


O nosso tesouro é Jesus. Ele que nos faz cheios de luz e brilhantes. Ele nos fez uma maravilhosa promessa em Mateus 28:20b e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”.  Então não sucumba diante das dificuldades em seu dia-a-dia. Enfrente-as certo de que se você escolher o caminho certo não se desviando dele, certamente muitas bênçãos serão sobre sua vida e testifico lhe que o evangelho é verdadeiro.




Maria A Paiva Corá

2 comentários:

  1. Isso me remete ao livro de Marcos 8:34: "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me".
    Essa curta passagem tem, para mim, um significado tão profundo que poderíamos dividi-la em 4 etapas nas quais discorreríamos várias explicações:
    - Ir após o Cristo
    - Negar a si mesmo
    - Tomar a própria cruz
    - Segui-lo

    ResponderExcluir
  2. Essas são as condições para seguir a Jesus.
    A coragem é o segredo para ser bem-sucedido segundo os princípios divinos.
    Portanto sejamos pessoas corajosas. Pois Deus não nos deu espírito de covardia,
    mas de poder, de amor e de equilíbrio ( 2 Timóteo 1:7).

    Obrigada por comentar!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir