Translate

quinta-feira, 25 de julho de 2013

As transformações do conceito de artista




A arte é uma constante na história da humanidade. Todas as culturas possuem arte, mas sua diversidade torna difícil sua definição. Outra noção bastante complexa é a de artista. Enquanto para alguns o artista é todo aquele que faz arte, para outros, artista é apenas aquele que elabora uma obra de arte com consciência estética. Nessa segunda perspectiva, o artista existiria apenas na Grécia clássica e no Ocidente a partir do Renascimento. Em outras culturas e períodos, como no medievo europeu, por exemplo, o artista era um artesão, e a obra de arte tinha status semelhante ao de qualquer objeto produzido pelo trabalho manual humano.

Nesse sentido, e mais ainda naquelas sociedades em que a arte tinha um fim religioso ou mágico, a maioria das obras era anônima, pois pouco importava seu autor. Só no Renascimento, em que se retomou uma noção grega clássica, o artista tornou-se um indivíduo que se definia como artista, e não como artesão: era o artista-gênio, uma celebridade valorizada justamente por produzir arte.

Kalina Vanderlei Silva e Maciel Henrique Silva. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2005, p. 27-8 (com adaptações)




Nota:  Coloquei o título: As transformações do conceito de artista, porque achei que seria adequado para o texto.  [MPC]   

Nenhum comentário:

Postar um comentário