Translate

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Novos Modelos de Negócios



                                               “Pelo conselho [mútuo] se estabelecem firmemente os                                                   próprios planos.” — Provérbios 20:18



Autossuficiência refere-se ao estado de não necessitar de qualquer ajuda, apoio ou interação de outros, para sobreviver. É por isso um tipo de autonomia e pode ser entendida como o resultado de uma série de decisões estratégicas que viabilizam não apenas um novo modelo de atuação, mas também um novo patamar e um novo perfil gerencial para a empresa.

De acordo com especialistas, administrar as finanças de uma empresa é um grande desafio quando o empresário não domina certos conceitos, como faturamento, lucro, capital de giro e ponto de equilíbrio. Por isso é cada vez maior o número de homens de negócios que buscam dicas de especialistas para administrar bem as finanças. Na Bíblia lemos que ‘assente-se primeiro e calcule a despesa.’ — Lucas 14:28. Embora a Bíblia não condene fazer dívidas, ela alerta: “Quem toma emprestado é servo do homem que empresta.” (Provérbios 22:7). Mas “os pensamentos do diligente tendem só para a abundância" (Provérbios 21:5). Então, “ponha algo de lado, em reserva, conforme tiver prosperado” e economize para fazer o que é mais importante para você e sua família. — 1 Coríntios 16:2.

Num cenário de muitas possibilidades para os empreendimentos com um mercado amplo e receptivo às pequenas e grandes empresas, vem surgindo novos modelos de negócios. Mas, vale lembrar que não basta o mero desejo de tornar-se empreendedor, é necessário ser ativo e prover um relacionamento consciente com a comunidade. Esse é o pensamento do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.

As facetas de um empresário equilibrado segundo John Mackey, da Empresa Whole Foods, é que “os propósitos inspiram as pessoas”. Ele que é fundador do Whole Foods, uma das redes de varejo mais admiradas do mundo, fala sobre a missão de gerir um negócio que não busca só o lucro. O executivo diz que a demanda por seu tempo aumenta exponencialmente à medida que o Whole Foods se expande — e ele definitivamente tem crescido. Ele é o grande nome por trás do Capitalismo Consciente, movimento que prega que as empresas devem se guiar por um propósito maior do que o de lucrar e remunerar investidores. Ao ser questionado pela Revista EXAME sobre quais seriam os princípios do chamado Capitalismo Consciente, o executivo respondeu que “o primeiro princípio é que todo negócio deve ser guiado por um propósito maior do que o de fazer dinheiro. O Whole Foods é movido pelo desejo de ajudar as pessoas a ser mais saudáveis".

O segundo princípio conforme John Mackey, é que você precisa criar valor para todos os públicos com os quais se relaciona. Reina no mundo dos negócios o raciocínio de que se alguém está se dando bem, como seus funcionários, alguém está se dando muito mal, provavelmente os fornecedores ou os acionistas. Trata-se de uma lógica equivocada. Nossa experiência mostra que fornecedores e funcionários satisfeitos prestam um serviço melhor, e isso deixa os clientes felizes. E clientes felizes são a melhor publicidade para um negócio — e isso beneficia os acionistas. 


Shalom!


Maria A. Paiva



Referências

1. Provérbios 20:18
2. Lucas 14:28
3. Provérbios 22:7
4.Provérbios 21:5
5. Coríntios 16:2
3. wikipedia
4. ethos.org.br
5. REVISTA EXAME






Nenhum comentário:

Postar um comentário