Translate

sábado, 10 de julho de 2010

A Decepção verde e amarela




Por Maria Paiva Corá


A Copa do Mundo acabou, pelo menos, para muitos brasileiros. A eliminação para a Holanda, pelas quartas de final, representou o fim do sonho do hexacampeonato, que almejamos desde o último Mundial na Alemanha, em 2006. E por incrível que pareça, o fracasso de quatro anos atrás se repetiu e na mesma fase. Pior. Quase da mesma forma. A bola dominada pelos europeus e temida pelos brasileiros voltou a ser vilã em uma Copa. Dessa vez, porém, foram os holandeses, assim como os franceses em 2006, nos mandaram embora.

O mais impressionaste disso tudo e que nos chama a atenção, é de que muitos brasileiros enfeitaram casas, carros, compraram bandeiras e camisas verdes e amarelas com o desejo da vitória. Com a derrota, foram retirados todos os enfeites, todas as bandeiras e voltaram à antiga rotina, numa demonstração de que o patriotismo também acabou. A bela decoração do país foi para o lixo. O otimismo que estava contagiante e a caracterização com a camisa oficial da seleção brasileira deu lugar a um sentimento de frustração total. O Mundial da África continuou para os outros, mas a festa que estava armada em nosso país acabou. O Brasil, que mais uma vez vestiu as cores da seleção, chora a eliminação diante da Holanda. A volta precoce do time canarinho é frustrante para muitos, embora a maioria dos 190 milhões de torcedores não acreditassem que o time convocado por Dunga tivesse futuro nesta Copa. A “pátria de chuteiras” sempre fala mais alto quando o Brasil entra em campo.

A Copa do Mundo acabou, mas a vida continua e a partir de agora começa o período em que é permitida a propaganda eleitoral e em outubro vamos escolher pelo voto, aqueles que dirigirão os destinos da nação nos próximos quatro anos. É bem verdade que o sonho acabou do hexa na Copa, mas não podemos demonstrar amor pelo nosso país somente em época de Copa do Mundo, o que demonstra um enorme descaso para os rumos que estão tomando a nossa nação. Fiquemos atentos porque este ano de 2010 é ano de eleições, e somos responsáveis em eleger representantes honestos e decentes para as mais diferentes funções dos cargos políticos da nossa nação. Por que não continuarmos imbuídos desse patriotismo, com o objetivo de conduzir ao Palácio do Planalto, Assembléias Legislativas e Congresso Nacional pessoas mais capazes para dar ao Brasil o verdadeiro título de campeão, porque não queremos um país campeão em corrupção, em desemprego, em injustiças sociais e impunidades. Queremos sim uma vida melhor e mais digna para todos os brasileiros, bem como progresso e bem-estar da nação.

Um comentário: