Translate

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Enchente!



Logo no início do  mês de verão, a população do Rio de Janeiro sofre, com enchentes e deslizamentos de terra provocados por chuvas torrenciais, típicas dessa época do ano. Muitas vezes, em um único dia de verão chega a chover mais do que em um mês inteiro de inverno. A chuva que teve início na madrugada de quinta-feira (3) obrigou mais de 3 mil pessoas a deixarem suas casas no estado, de acordo com a Defesa Civil do Estado.  Os municípios mais afetados foram Duque de Caxias  e Angra dos Reis.


O cantor Zeca Pagodinho ajudou vítimas da enchente que atingiu a região de Xérem, em Duque de Caixias, no Rio de Janeiro. O músico, que vive no local há cerca de 20 anos, disse que nunca viu a situação tão complicada. Em entrevista ao programa Globo News, o artista se emocionou ao comentar o assunto e disse que percorreu desde às 6h da manhã a localidade para prestar auxílio aos desabrigados. Segundo a Defesa Civil, foi confirmada uma morte e mais de 400 desabrigados. Mas pelo que presenciou, Zeca acredita que o número é muito maior. “Está muito triste. Lá em cima é muito ruim. Se você for lá, tem criança desaparecida, tem família soterrada, tem casa que desceu rio abaixo", confirmou o artista.

Em entrevista o prefeito de Caxias, que assumiu no dia 1º , disse que foi um acidente que o lixo ajudou a piorar.  Ele tem razão porque  essas fortes chuvas causariam menos danos não fosse o problema da impermeabilização dos solos nesses centros urbanos.  Devido à grande quantidade de construções (prédios, casas e, principalmente, ruas e avenidas asfaltadas) e à falta de áreas verdes (parques, praças e quintais gramados), as águas das chuvas não podem se infiltrar no solo. Elas correm, então, com grande velocidade e volume para córregos e rios, fazendo seus cursos transbordarem. A água da chuva também carrega com ela o lixo das ruas, que entope bueiros e canis, agravando o problema. Além desses fatos, a falta de vegetação nas encostas dos morros, onde se encontram vários bairros e favelas dessas metrópoles, tem provocado a erosão e o deslizamento de terra quando ocorrem chuvas mais fortes.

A experiência da enchente serve para muitas pessoas perceberem que muitas vezes, Deus permite que “enchentes” varram nossa vida, levando tudo o que seja  do nosso  ego. Se formos sábios, não tentaremos salvar nada, mas alegremente deixaremos que tudo seja carregado pela torrente do Espírito Santo. Normalmente essas enchentes são situações de sofrimento, privação pelas  quais Deus nos permite passar. De acordo com o entendimento religioso, Ele deveria intervir nessas situações milagrosamente, acabando com nosso sofrimento; mas a maneira de Deus agir é absolutamente diferente: Seu amor por nós se revela justamente no fato de Ele nada fazer, de não remover o sofrimento, e, sim, de suprir com graça enquanto somos provados. Enquanto Deus arranca de nós tudo o que Lhe é desagradável, Ele se dá mais e mais a nós, nos enche de Sua vida e nos transforma.

Shalom!

Maria A. Paiva Corá

Nenhum comentário:

Postar um comentário