Translate

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Origem da Palavra OK





Allen Walker Read foi   etimologista americano e lexicógrafo, mais conhecido por seus estudos sobre as palavras "okay" e "fuck". Durante grande parte de sua  carreira estudando linguagem ele procurou a origem da palavra OK,  que encontrou  o seu caminho em quase todas as línguas de todos os países. A sigla também  é bastante utilizada aqui no Brasil e  tem as seguintes traduções: certo, correto, aprovado,  expressando  concordância ou aprovação.  Para muitos etimologistas, essa palavra  tornou-se uma obsessão no mundo todo, mas muitos especialistas em linguagem não concordam muito sobre onde a palavra veio.

A forma escrita é OK, ou okay e, informalmente, fala-se também okey-dokey ouokey-doke. OK pode ser usado também como verbo regular, significando “aprovar”, “endossar”.  Há também a expressão A-OK, que significa “excelente”, que vem da era espacial. Foi usada em 1961 pela NASA, nos Estados Unidos, durante um vôo do primeiro astronauta  americano: Alan Shepard.  Seu vôo terminou quando sua nave espacial pousou no oceano, como planejado.  Shepard relatou: "Tudo é A-OK".

Durante anos, os americanos pensaram que OK era de origem americana.  Dúvidas sobre este assunto  surgiram na segunda guerra mundial, quando os soldados americanos descobriram que a palavra  já era familiar em outros países, como na Grã-Bretanha, no Japão e até mesmo (de acordo com HL Mencken, um escritor americano sobre a linguagem) entre os beduínos no Saara.

Alguns linguistas sugeriram que OK era de origem europeia, afinal os europeus andaram  ao redor do mundo muito antes de os americanos entrarem em cena. Os alemães disseram que era as iniciais do posto ferozmente sonoridades de Oberst Comandante. Um estudioso britânico disse que o uso de OK na Grã-Bretanha antecedeu qualquer influência americana. As coisas estavam ficando sérias no mundo da etimologia.

Allen Read, que foi professor de Inglês na Universidade de Columbia em Nova York por quase 30 anos a partir de 1945, publicou vários outros livros e centenas de trabalhos, principalmente em Inglês Americano. Foi ele que  descobriu a origem da palavra  OK  e para ele foi  uma diversão agradável   fazer a pesquisa e que   acabou sendo o seu principal trabalho.  Ele também  contou com a ajuda de sua esposa Charlotte, uma estudiosa de semântica.

Em sua procura pela origem da palavra, encontrou muitas teorias. Primeiramente foram os europeus, mas  “eles não tinham substância”, disse. Depois ficou convencido de que foram os  americanos os responsáveis porque o  termo surgiu no século XVIII, na campanha para a reeleição do Presidente Martin Van Buren (1782-1862) nos Estados Unidos. A popularidade da palavra  surgiu quando foi adotada  pelos seus seguidores. Em 1836  ele tornou-se o oitavo presidente dos Estados Unidos.  Ele   era  conhecido como Old Kinderhook , seu apelido por causa de sua cidade natal  Kinderhook, Estado de Nova York e as iniciais OK se popularizaram  na sua campanha para indicar que, com Old Kinderhook como presidente tudo seria perfeito. De forma humorística, também se dizia que OK era sigla para orl korrect – all correct -, ou seja, tudo correto.

Allen  Read mostrou etapa por etapa,como a palavra  se espalhou pela América do Norte e no mundo. Mesmo sendo um grande trabalho  no mundo acadêmico, ainda há alguns que  ainda duvidam. Eles acreditam que a referência do jornal de Boston para OK pode não ser o mais antigo.  Outros  são atraídos para a alegação de que é de origem indiana americano. Mas bem sabemos que não se trata de uma palavra indiana.  Em  uma resposta afirmativa a uma pergunta,  Allen  Read  escreveu certa vez: "Nada é absoluto", "nada é para sempre."


Maria A. Paiva Corá

Nenhum comentário:

Postar um comentário