A Primavera chegou e, como sempre deverá nos surpreender, porque trata-se da estação mais bonita do ano. É ela que é sempre retratada nos filmes como doce e romântica, além de um clima gostoso, com ventos e flores desabrochando e aromas peculiares que só a diversidade natural pode oferecer.
Estávamos ansiosos aguardando esta famosa estação das flores, afinal ela deverá trazer consigo a chuva que tanto precisamos e que deixa os gramados verdinhos novamente. Também vai ser um bom incentivo para aqueles que querem alegrar e dar vida aos seus ambientes, ornamentando-os com vasos de plantas de fácil cuidado.
Se alguém pretende comprar uma planta são necessários alguns cuidados, bem como decidir o local adequado da casa onde ela deverá ficar e verificar o espaço disponível, a incidência de luz solar e a ventilação do ambiente, aconselha os especialistas.
Para pessoas muito ocupadas, seria interessante escolher plantas que não precisem ser regadas todos os dias e não exijam cuidados especiais. É o caso dos Cactos, que são de fácil manutenção. Os cactos da espécie Euphorbia acrurensis, por exemplo, só precisam ser regada a cada 20 dias, aproximadamente. Eles também gostam de ficar totalmente expostos ao sol, mas também se adaptam bem à luz solar indireta.
Falar de primavera e não falar de orquídeas é um pecado, porque é praticamente impossível não nos apaixonarmos por elas, que são tão perfumadas e a beleza é inconfundível. Ainda mais se tratando de uma planta com tanta variedade. Estima-se que haja cerca de 35 mil espécies de orquídeas espalhadas pelo mundo. A Phalaenopsis, por exemplo, é conhecida por adaptar-se bem em apartamentos. Ela não tolera luz solar direta e temperaturas interiores a 15º. Para mantê-la bonita e saudável, é preciso regá-la regularmente, mas também deixar que a terra em volta dela seque, antes de regá-la novamente são dicas de pessoas que entendem do assunto.
Seja grande, pequena, colorida, branquinha, há sempre uma espécie para encher os olhos de admiradores. Não é à toa que há quem colecione milhares delas. Outra vantagem, além da variedade, é que os preços são democráticos: o mínimo que se paga é, em média, R$ 25,00. "Se você cultivar direitinho, é uma planta eterna", diz a orquidófila (como são chamados os apaixonados pela planta) e ex-presidente da Associação Orquidófila de São Paulo, Lúcia Morimoto.
Não podemos esquecer também das violetas. Elas podem ficar à sombra ou receber luz solar de forma indireta. É preciso regá-las regularmente, colocando água no pratinho sob o vaso e deixar por 10 minutos, depois retirar a água. Não devem molhar as flores e folhas. É necessário também deixar que a terra fique ligeiramente seca antes de regá-las novamente.
Aí estão algumas dicas e agora é só escolher o vaso que combine melhor com a decoração da casa e onde a planta preferida caiba. E não se pode esquecer de procurar saber mais sobre o crescimento da planta, a fim de escolher um vaso de tamanho e formato adequados.
Uma Feliz Primavera!
Maria A. Paiva Corá
A primavera no ano de 2011 terá início hoje, dia 23 de setembro e terminará no dia 22 de dezembro.
Feliz primavera para você também, querida!
ResponderExcluirSeja sempre esta bela flor que contribui para embelezar o nosso dia a dia através de suas mensagens de fé e otimismo.
Que você possa continuar cultivando e cativando muitos amigos,
Beijos,