Translate

sexta-feira, 22 de junho de 2012

AS PLANTAS FLORESCEM




Diversas plantas florescem logo após brotar da terra; outras crescem, ficam fortes e então florescem. E  especialistas afirmam que em  cada estação do ano se vê que a natureza nos presenteia com floradas e prestando atenção ao redor, se nota que não é preciso esperar a primavera para se ver as flores e sentir seus perfumes. Outras plantas, contudo, desenvolvem-se por um ano e somente no decurso do segundo ano surgem suas flores. Há plantas que crescem até se tornarem árvores e só então suas flores desabrocham... Enfim, as plantas continuam a nascer, crescer, florescer...

Aprendi que até os bambus florescem universalmente (não importando se é verão ou inverno), todas as espécies em todos os lugares ao mesmo tempo, embora essas flores esgotem os bambus resultando na morte de todos eles. Eu sinceramente nunca vi um bambu florido. Bambus, pelo que eu pensava se reproduzem assexuadamente:  a planta vai soltando brotos iguais a si mesmas. Mas conforme declaração de especialistas,  em períodos aproximados de cem anos, eles florescem no mundo inteiro e  novos bambus nascerão das sementes.

As plantas são seres vivos, portanto estão vivas.  Porque estão vivas, as plantas estão sempre se transformando. A vida não suporta a mesmice. Nascer, crescer, envelhecer, reproduzir faz parte da vida.  Nenhuma planta é igual a si mesma num momento subsequente de tempo. A semente é a vida se recusando a ser a mesma. Para continuar viva, a semente precisa se transformar. Se a planta quiser ficar sempre a mesma, ela se degenera. É preciso deixar de ser o mesmo para se transformar em outro. “Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á”, disse Jesus em Mateus 16:25.  Quem permanecer o mesmo, morrerá. É interessante que na procriação existe sempre um pouco de morte. “Morre e transforma-te!”, dizia Goethe. Mas Jesus disse:  “Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto” (João 12:24).

Se atentarmos para a nossa vida espiritual, percebemos que o nosso crescimento, isto é,  a manifestação da vida de Deus em nós também não segue a mesma regra em todos: em alguns, certas características surgem no início, em outros, aparecem depois de algum tempo... O apóstolo Paulo afirmou em 1 Coríntios 3:6 "Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento".   Assim, se temos buscado a Deus, mas ainda não vimos “flores” em nosso viver, não devemos nos desesperar, elas surgirão. Deus é o agricultor e Ele mesmo cuida do crescimento de Suas plantas.

Shalom!

Maria A, Paiva


Nenhum comentário:

Postar um comentário