Translate

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Instabilidade das riquezas



Quando acontece uma crise no mercado de câmbio, alguns  especuladores acabam suicidando. Num certo hospital de Nova York, que trata desses pacientes, acontecem muitas mortes entre elas, várias são  causadas por distúrbios do coração. Numa parede do hospital foi afixado um gráfico que mostra o crescimento do número de corretores e especuladores que sofrem enfartes ou sentem dores agudas no peito. De acordo com os médicos, o fenômeno se repete sempre que ocorrem forte turbulências no mercado financeiro.
Muitos empresários têm estado preocupados com as alterações ocorridas  no sistema  financeiro mundial nas últimas décadas. Da noite para o dia, fortunas podem sofrer grandes  desvalorizações. Muitos investidores viram suas riquezas desaparecerem. Até mesmo grandes bancos foram atingidos e faliram. Poucos ficaram imunes a essa grande tragédia financeira. Os prejuízos decorrentes não podem ser definidos com precisão. Esses fatos retratam uma séria realidade: a instabilidade das riquezas.

Jesus freqüentemente advertia contra os perigos das riquezas. Alguns pregadores têm ensinado que é errado ter posses materiais. Mas a Bíblia não ensina que a posse de coisas, mesmo muitas coisas, seja errada em si mesma. O que a Bíblia diz é que não devemos colocar nossa confiança nas riquezas deste mundo porque elas são facilmente transformadas em ídolos. Para muitas pessoas, a aquisição de bens materiais se torna a força motora da vida. “Ninguém pode servir a dois senhores” (Mateus 6:19-24). O desejo de ter o que outros têm se torna uma obsessão que nunca será satisfeita (Provérbios 23:1- 8; 11: 28; 28: 22). Muitos sacrificam a honra de um bom nome para obter vantagem financeira (Provérbios 22:1; 28:6). Outros se tornam tão devotados a seu trabalho para adquirir riqueza que negligenciam Deus e suas próprias famílias. Muitos oprimem os pobres para garantir sua própria riqueza (Tiago 5:1-6).

O apóstolo Paulo também disse que "os que querem ficar ricos caem em tentação e cilada. . . . Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males" (1 Timóteo 6:10).  Os que são ricos não devem ser presunçosos sobre sua riqueza, “…nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza…” (1 Timóteo 6:17). Antes, devemos “…ser ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir” (v.18).

Para Deus o que importa é a qualidade de nossas vidas e nossa generosidade no desembolso de riquezas para abençoar outros. Devemos  atentar para a condição do coração, a fim de não nos deixar envolver com as coisas deste mundo, que são passageiras. Não é exatamente um guia para obter segurança financeira através de poupança e investimento, mas um excelente conselho para aqueles dentre nós que pensamos que assegurar o bem-estar financeiro de nossa família é umas das coisas mais importantes na vida. Como investidores devemos fazer a nossa parte para nos proteger, mas também devemos observar com atenção as instruções na Palavra de Deus, e assim  poderemos ver o nosso dinheiro crescer e, no futuro, desfrutar das boas coisas que ele poderá nos oferecer.


Shalom!


Maria A. Paiva









Nenhum comentário:

Postar um comentário