Translate

sábado, 30 de junho de 2012

Veneno!





Que existem alimentos  venenosos não é segredo para ninguém. Mas você provavelmente nem imagina é que pode estar se envenenando aos poucos com o seu falar. Veneno não é somente o que ingerimos.  Até mesmo o que falamos pode nos matar e matar a outros.  Mas não precisa entrar em pânico! As palavras só fazem  mal se proferidas  de um jeito errado e  expressadas com ódio no coração. Watchman Nee dizia que imaginar alguma coisa pecaminosa no coração é ruim, mas isso se torna muito mais grave e perigoso se for expresso verbalmente. Por exemplo, você pode ter um pequeno problema com um irmão. Quanto mais falar disso, quanto mais reclamar disso, quanto mais comentar sobre isso, maior, mais concreto e mais insolúvel o problema se tornará.

Nós costumamos fugir dos pecados óbvios, mas  envenenamo-nos constantemente, sem que nossa consciência nos acuse, por nossas críticas e murmurações, pela concupiscência dos olhos, pelo prazer em ouvir palavras carregadas de morte e lixo. São práticas absolutamente comuns entre todos nós. Alguns em maior grau, outros nem tanto, mas o fato é que todos nós falamos mal uns dos outros. São aquelas conversas  com nossos amigos e em família. E fofocar é gostoso e geralmente vem carregada de comentários maldosos. Às vezes estamos cheios de razão, pois a pessoa de quem nós falamos tem realmente características negativas, mas quem não as tem? A questão não é essa. A questão é que fazemos   isso porque gostamos de falar mais dos defeitos das pessoas do que de suas  qualidades. A conversa fica bem mais interessante. Isso chega a ser até “normal”. Chega a ser quase irresistível para a maioria de nós porque  sentimos um certo prazer em falar mal dos outros. 

A maioria das palavras que falamos reflete a maneira como nos sentimos em relação a nós mesmos. A verdade é que quanto mais nos sentimos bem a nosso respeito, menos teremos vontade de apontar os defeitos alheios. Quanto mais insatisfeitos, mais teremos essa tendência porque ao falarmos mal de alguém, temos uma sensação falsa de que somos melhores. Temos  um sentimento mesmo que  temporário de superioridade. Trata-se de  uma necessidade de nos elevarmos e isto é feito através do rebaixamento dos outros, o que é lamentável. Por isso precisamos ter cuidado porque esse sentimento negativo é um veneno e deve ser eliminado de nossas vidas  porque   veneno mata.

Consagremos  então todo o nosso ser a Deus, inclusive  nossos ouvidos e nossa boca para que de nós saiam palavras de consolo, de paz, de amor e de vida, palavras que fazem bem e não mal, palavras que abençoam e que honram.

Shalom!

Maria A. Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário