Translate

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Brasil: um país desigual


                                         O contraste entre pobreza e riqueza
                                                      image hosted on flickr


A distribuição de renda é a maneira pela qual a riqueza gerada em um país, estado, município ou região encontra-se distribuída ente a sua população. Atualmente, o Brasil está entre os países do mundo onde a distribuição de renda é mais desigual: segundo pesquisas da ONU (Organização das Nações Unidas), os 10% mais ricos possuem uma renda cerca de trinta vezes maior que a dos 40% mais pobres.
Desse modo, é possível perceber que a renda em nosso país está extremamente concentrada nas mãos de uma pequena parcela da população. Essa elevada concentração de renda provoca grandes desigualdades sociais. Isso  quer dizer que poucas pessoas ficam com muito dinheiro. Já para a maioria da população, o outro lado da moeda,  sobra apenas uma pequena parte da renda. Enquanto algumas pessoas têm acesso à alimentação adequada, moradia, lazer, boa educação, atendimento hospitalar de qualidade e podem comprar os mais variados bens de consumo, outras não têm dinheiro nem para as necessidades básicas. No Brasil, esse contraste é muito visível. A grande maioria sente-se incapaz diante da escassez e da carência.
Há pessoas em nosso país que estão passando por grandes necessidades, e essas necessidades pesaram tanto, que elas já estão além das suas forças e da capacidade de sobreviver. Muitas estão sofrendo de grande depressão, por causa de falência de empresas ou porque tiveram seus empregos retirados. Outras sofrem por causa de ansiedades, de doenças ou de grandes enfermidades. Algumas vivem numa espiral descendente de derrota contínua.  Por isso há pessoas com muitas culpas, condenando-se, fracassadas e desanimadas. Mas essa triste realidade não impede que Deus em Sua infinita misericórdia, tenha provisão total para todos os Seus filhos.
Jesus disse em Mateus 6:33: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.”  Muitos não acreditam que tudo lhes será acrescentado porque ainda crêem que devem pagar um preço. Porém, o preço foi pago por Jesus na cruz do Calvário. Tudo foi consumado pelo ato redentor de Cristo. Deus sabe o que Ele está para fazer na nossa vida. Não podemos perder a esperança.  Precisamos ver coisas grandes acontecendo, porque o pouco nas mãos de Deus transforma-se em muito. Busquemos  a revelação de Deus para seguir em frente. A bênção de Deus não é minguada. Mesmo diante dessa triste realidade não podemos ser impedidos de ser felizes. Precisamos ficar confiantes e passarmos a ver essa questão com os olhos da Fé.  É preciso  sair da acomodação e lutar sempre, não se entregar e não deixar a “peteca cair”.
Não estamos tratando aqui apenas das questões financeiras, pois em relação aos bens materiais, para que uma pessoa se torne rica é preciso que outra empobreça, mas em relação às riquezas espirituais, ao conhecimento de Deus e de Sua Palavra, alguém, só poderá ser considerado verdadeiramente rico se tiver também enriquecido a outros. Quando falamos em prosperidade, sobre abundância, pensamos logo em dinheiro, em bens materiais.  Mas, precisamos reconhecer que a verdadeira riqueza é o conhecimento de Deus e nossa identidade em Cristo. O nosso Deus  é o Deus da abundância, e nós somos Seus herdeiros, portanto, a nossa herança é de abundância.
Shalom!
Maria A. Paiva


Nenhum comentário:

Postar um comentário