Translate

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Cameron, um jovem vencedor



  

 Por Maria A. Paiva Corá
Minhas filhas adolescentes Luíza e Giovanna estavam muito empolgadas com o novo reality show The Glee Project  exibido pela FOX brasileira, onde  reuniu 12 candidatos, jovens artistas que foram escolhidos por audições em algumas cidades do país e pelo MySpace, em busca do premio que é a participação, inicialmente, de sete episódios da terceira temporada da famosa série “ Glee”. Os jurados são o criador da série, Rayan Murphy, Robert Ulrich responsável pelo elenco da série e o co-produtor Zach Woodle. Em 10 episódios, os concorrentes serão avaliados por uma série de provas desenvolvidas pelos criadores de “Glee”, que testam o canto, a dança e a atuação. 
O que gostaria de comentar aqui foram os acontecimentos do episódio 8, onde os seis finalistas: Alex, Cameron, Damian, Hannah, Lindsay e Samuel  teriam que mostrar sua sexualidade para o desafio da semana.  Os olhos de muitos jovens brasileiros estavam grudadinhos na tela com muita expectativa. Desde o início do programa minhas filhas estavam torcendo para Cameron ganhar e estavam acompanhando tudo com os mínimos detalhes.  Cameron e Damian  estavam entre os três que deveriam se mostrar ao Diretor Ryan por que deveriam estar no “Glee”.  Uma situação muito difícil para aqueles que são indicados  como o três últimos pois deveriam  provar  que mereçam  estar ali. Não é nada fácil ficar na berlinda, principalmente pela tensão e nervosismo. Eles  sabem também  que podem ser o  fim da linha na disputa pela vaga na final.

Um fato inusitado chamou a atenção de todos: a desistência de  Cameron, o jovem talentoso que até seis meses atrás não havia tido uma única aula de música. Na escola era odiado pelos amigos, mas adorado pelas meninas. Cresceu amando os Beatles, que até hoje o inspiram e influenciam como músico e intérprete. Entrou para o reality por meio do casting aberto realizado em Dallas.

Para surpresa de todos, principalmente do Diretor Ryan Murphy, Cameron decide abandonar a disputa. Segundo ele, tinha sido muito difícil as provas porque teria que ir contra os seus princípios, pois era  católico. Ele disse que  percebeu que naquele momento, isso não era para ele, então,  iria embora do programa.  Apesar da insistência do próprio Diretor para que ele continuasse na disputa, alegando que  sempre quis um personagem com o seu perfil para o  “Glee”,  Cameron foi irredutível.  Todos os seus colegas de competição ficaram estupefatos  com a sua atitude.  Não estavam entendendo nada.  Mas Cameron parecia saber o que estava fazendo porque   estava agindo conforme os seus princípios.  Ele sabia também que saindo da competição  estaria salvando Damian,  um jovem cantor versátil que aprendeu a dominar diferentes estilos e por ter  nascido na Irlanda, trouxe  uma bagagem cultural diferente dos outros competidores. Damian tinha se tornado amigo de Cameron ali dentro daquele ambiente hostil.

Cameron disse: “Quando o coração diz que você deve estar em outro lugar, você deve segui-lo. Foi o que aconteceu comigo aqui.”. Disse também que estava orgulhoso de ter feito algo tão grande, algo que  não se achava capaz de fazer. Damian ficou muito emocionado e falou que não costumava ficar sem palavras, mas  naquele momento estava sem palavras.  Não sabia o que dizer, mas sabia que Cameron lhe tinha dado a chance dele ganhar o programa. Cameron falou também  que não se arrependia de ter participado do programa,  que tinha dado tudo de si e não teria tomado essa decisão se não fosse pelas suas convicções religiosas. Disse ainda que se esta porta se fechou, outra iria  se abrir. Sentia que tudo  ficaria bem.

Você conhece alguém que goste de perder? Que gosta de ser derrotado? A resposta óbvia é não, certo? Todos queremos a  vitória e todos os participantes do The Glee Project  também querem a vitória. Mas, por vezes, esquecemos que há um caminho a percorrer para que possamos alcançá-la. Mas parece que  Cameron nos deu uma grande  lição.    Tenho certeza que a sua  atitude agradou o coração de Deus.  Ele teve uma oportunidade de testemunhar  e ele foi lá e fez. Isso com certeza  fez uma grande diferença em sua vida cristã. Os jovens são chamados para ser santos e  ser santo é ser diferente. Só que hoje em dia as pessoas têm buscado ser diferentes de uma maneira que não é santa. Elas têm procurado ser diferentes, sendo comuns. Para ser  santo é preciso ser   incomum.

Cameron provou ser  um jovem diferente. Afinal, ele foi criado de maneira diferente de muitos jovens. Ele pode mostrar isso para o mundo todo saber.  Podíamos ver isso  no comportamento dele. Infelizmente, até mesmo entre os cristãos tem havido muitas influências mundanas. Muitos jovens se dizem cristãos, mas o seu viver  não demonstra isso.

Cameron é um vencedor apesar de ter jogado a toalha e desistido do programa porque a sua motivação tinha sido correta. Ele acabou dando  um grande testemunho de vida cristã   porque agiu de acordo com a sua consciência. Uma criança disse, certa vez, que consciência é Deus falando baixinho no nosso ouvido. Acredito que é mais ou menos isso. Consciência é aquele sentimento interior do nosso espírito que aprova ou reprova as coisas que a gente faz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário