Translate

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Comprometimento é a chave para motivação e sucesso




Por Maria A. Paiva Corá

“As grandes empresas estão sendo cada vez mais tocadas por jovens com visão desenfreada para o posicionamento pessoal e para a ganância financeira. São frios nas relações de trabalho. Só conseguem olhar para o lado técnico e para os lucros. É um perfil diferente do antigo. Os novos líderes dos tempos modernos só pensam em custo/benefício. Não há mais aquela união... aquele prestígio, o que eu acho uma pena”, criticou o grande empresário paulista Mario Amato, que ocupou o cargo de presidente da Federação de Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), numa entrevista concedida para a revista Veja.

É claro que temos exceções positivas entre os jovens empreendedores nos dias de hoje. Quando vejo jovens brilhantes, talentosos e, sobretudo humanos, que valoriza o capital humano, eu me encho de esperanças. Estes são jovens que fazem a diferença, pois atualmente todas as organizações têm fáceis acesso a máquinas, equipamentos, instalações, tecnologias e recursos financeiros, mas inovações tecnológicas e alocações de recursos são conseqüências de processos humanos. O fator crítico de sucesso das grandes empresas é o ser humano, é gente que faz. Gente não é máquina, não é padronizada e quando motivada, valorizada, é altamente produtiva e comprometida. São pessoas que vestem a camisa da empresa e buscam o mesmo objetivo. Não há empresas sem pessoas. Não há desenvolvimento sem capital humano.

O comprometimento é a chave para a motivação e para o sucesso. O desempenho com expectativas de resultados positivos são desafiadores. Comprometimento é um estado de doação, empático, positivo e construtivo no qual cada um considera-se responsável pelo sucesso de todos da equipe. Reafirmo que é importante estabelecer o comprometimento, vestir a camisa e construir a partir da prática correta da auto-estima, uma afetividade maior. Não há nada melhor para elevar a auto-estima de alguém do que ser capaz de realizar uma tarefa, por mais simples que seja. Por isso os conceitos, de fácil entendimento, devem  ser internalizados por todos, com motivação, inovando sempre. E todos os esforços podem ser direcionados para que essas pessoas conheçam, gostem e se sintam parte vital do processo. Um grande exemplo disso é o Japão, um país de sucesso absoluto. Lá as pessoas são altamente comprometidas com o bem estar do país.









Nenhum comentário:

Postar um comentário