Translate

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Um legado duradouro


Stive Jobs disse que “estamos aqui para fazer alguma diferença no Universo; se não, por que estar aqui?”. Ele era mestre de informática e criou a empresa com a marca mais valiosa do mundo, ganhou fama e fortuna, tornou-se um dos homens mais poderosos e influentes.  Agora teve que sair de cena por causa de um câncer no pâncreas. Triste saída! A morte dele  causou grande comoção, mostrando como a vida é frágil .

Infelizmente, há pessoas que, no final de sua vida, vêem seus castelos construídos ruírem porque trabalharam sem parar, sem reservar tempo para si, a família,  os amigos e  Deus. Viveram  isolados e em um ritmo bastante agitado. Essas pessoas podem até  ser famosas e/ou grandes políticos, mas um dia cairão no mar do esquecimento porque deixaram de viver cada etapa de sua existência como deveriam, esquecendo-se de sua essência e da importância que cada pessoa tem para com as outras, em todos os setores da vida.

Nossos relacionamentos são o único investimento duradouro nesta vida, que não podem  ser perdidos na bolsa de valores. Por isso conviver com os outros é tão importante. É uma espécie de “campo de teste” das nossas capacidades. “Só sabemos, por exemplo, se somos generosos, se houver alguém que esteja precisando de nossa ajuda; só sabemos se somos bons no futebol depois de fazer parte de um time.”

Péricles, um filósofo dos tempos antigos já dizia: “o que você deixa para trás não é o que é gravado em monumentos de pedra, mas o que é tecido na vida dos outros.”

Que investimento uma pessoa precisa fazer para deixar um legado duradouro? Creio que o melhor é contribuir para nosso legado todos os dias, para que tudo pelo que trabalhamos e defendemos seja de alguma forma eterno. A única maneira de criar uma herança duradoura e fazer alguma diferença no mundo é empregar nossos recursos mais valiosos nas áreas que oferecem mais retorno: as pessoas.

Shalom!

Maria A. Paiva Corá




Nenhum comentário:

Postar um comentário