Translate

segunda-feira, 19 de março de 2012

O despertar de Ciro, rei da Pérsia





Em Esdras 1:1-2 está escrito que “no primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra do SENHOR, pela boca de Jeremias), despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo: Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O SENHOR Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá.” 

O livro de Isaías foi escrito no ano 712 a.C. aproximadamente. Ciro conquistou Babilônia no ano 538 a.C. Portanto, há um intervalo de tempo de 174 anos. Apesar disso, o nome de Ciro já estava citado no livro de Isaías como sendo ele o libertador do povo de Deus. Certamente Daniel como profundo conhecedor das Escrituras  leu  o livro de Jeremias para Ciro, e também o livro de Isaías. O resultado deve ter sido uma grande surpresa para Ciro ao ver seu nome claramente mencionado em um livro escrito há tanto tempo.

Por intermédio de Isaías, Deus deixou bem claro que Ele  iria edificar a cidade de Jerusalém e lançar os fundamentos do templo. Certamente as palavras de Jeremias foram  relevantes para que o rei Ciro tomasse conhecimento do cumprimento do tempo de cativeiro. No entanto, elas ainda não eram tão decisivas a ponto de despertar Ciro a favor do povo de Israel. Somente a citação de Isaías 44:28 foi suficiente para despertar Ciro: Que digo de Ciro: É meu pastor, e cumprirá tudo o que me apraz, dizendo também a Jerusalém: Tu serás edificada; e ao templo: Tu serás fundado.”  E para mostrar com mais certeza a Ciro quem era Deus, há o maravilhoso registro dos primeiros treze versículos do capítulo 45 dirigidos diretamente a Ciro. Após ouvir a leitura deste trecho, com certeza Ciro passou a compreender todos os acontecimentos em sua vida e em seu reino. Percebeu também que a facilidade que teve em conquistar em tão pouco tempo tantas nações (cento e vinte ao todo) não foi devido à sua habilidade e esforço, mas à intervenção divina.

Realmente foi Deus quem enriqueceu o reino de Ciro, dando-lhe todos os tesouros escondidos e as riquezas encobertas das nações. Tudo isso para que ele soubesse que  Deus é o Senhor, o Deus de Israel, e que o chamou pelo seu nome. Não apenas isso: por amor de Seu povo Israel, até sobrenome foi-lhe dado, isto é, Ciro nasceu na família real persa por determinação de Deus. Para reforçar ainda mais a Sua incumbência para Ciro, Deus disse no versículo treze de Isaías 45: Eu o despertei em justiça, e todos os seus caminhos endireitarei; ele edificará a minha cidade, e soltará os meus cativos, não por preço nem por presente, diz o SENHOR dos Exércitos.”  Quem poderia exigir isso de um rei gentio a não ser o próprio Deus?

Agora podemos compreender um pouco melhor de onde vieram as palavras do pregão de Ciro. Diante de tudo isso só podemos ter  uma reação: adorar e louvar o nosso DEUS por Sua presciência, arranjo e soberania em favor de Seu povo, para o cumprimento de Seu propósito.

Shalom!

Maria A. Paiva Corá



Nenhum comentário:

Postar um comentário