Translate

sábado, 28 de abril de 2012

The Walking Dead







The Walking Dead é uma série de televisão da AMC baseada nas histórias em quadrinhos de Robert Kirkman. No Brasil, ela é exibida na Fox e trata-se de uma série de terror e ficção científica. Nela podemos ver  legiões de cadáveres putrefatos tentando  eviscerar os vivos, que se defendem com espingardas, machadinhas, pás, etc.  Sob um cenário apocalíptico, ela  está centrada em Rick Grimes, um oficial de polícia da pequena cidade de Cynthiana, no estado do Kentucky. Na série acompanhamos a trajetória de sua família e de outros sobreviventes que se uniram para manterem-se vivos depois que o mundo foi infestado por zumbis. Com o progresso da série, as personagens tornam-se mais desenvolvidas e  suas personalidades são demonstradas sob a tensão de um apocalipse zumbi, especialmente a de Rick o  protagonista da história.

Tudo começa quando  Rick e seu parceiro Shane Walsh participam de um tiroteio e Rick é baleado, entrando em coma. Ao acordar em um hospital, ele descobre que os mortos-vivos infestaram o edifício e a cidade inteira está destruída e deserta. Mas, não completamente deserta afinal, Rick retorna para casa e vê que sua família não está lá e ao vagar pela rua encontra Morgan e Dwayne Jones, que lhe explicam tudo o que está acontecendo no mundo desde que ele entrou em coma. Ao saber de Morgan que em Atlanta foi montada uma base militar de refugiados ele decide partir para lá, na esperança de encontrar sua esposa Lori e seu filho Carl. Ao partir  ele  descobre que a base militar não mais existe e que Atlanta está repleta de zumbis. Enquanto é perseguido pelos "zumbis" alguém o puxa para um beco, então descobre  ser um rapaz chamado Glenn, um entregador de pizzas, que faz parte de um bando de sobreviventes. Com sua ajuda, Rick consegue escapar da cidade, saltando sobre os prédios.

Seguindo Glenn, Rick descobre que o grupo de sobrevivente do qual Glenn faz parte também é integrado por sua esposa Lori Grimes e seu filho Carl Grimes, que estão bem. Seu ex-parceiro Shane também sobreviveu e está lá, mas este  não fica nada feliz ao ver que Rick está vivo , uma vez que ele está começando um relacionamento amoroso com a esposa de Rick, Lori e já tem Carl como filho. Para complicar mais a trama Lori, está grávida e não tem  certeza de quem é o pai da criança. Pode ser Rick ou seu  parceiro de farda, Shane. Não bastasse as complicações desse triângulo amoroso, Lori, que já tem Carl, seu filho pequeno, precisa considerar os riscos de pôr uma criança num mundo infestado por hordas de mortos-vivos, devoradores de carne humana e ela chega a cogitar o aborto. O desespero dela diante da  realidade que ameaça a segurança de sua prole é uma versão extrema da angústia de todo pai em tempos de guerra.

Fazendo um balanço da segunda temporada de The Walking Dead, podemos traçar  algumas características sobre como a ética e a moral dos personagens são afetadas. Tenho uma filha e uma sobrinha que são umas  entusiastas de zumbis e terror, por isso precisei assistir ao seriado e ficar  atenta a muitos detalhes de  The Walking Dead. No início  confesso que  fiquei extremamente confusa, mas motivada pela história cada vez mais complexa e pelos  personagens, acabei gostando e comecei  analisar o comportamento  dos personagens juntamente com minha filha, mesmo porque ela ainda é uma adolescente e queria explicações. Eu não tinha muitas respostas, mas fiz o possível. A história é sobre “Matar ou morrer”  e essas escolhas não  são fáceis. Quando estamos assistindo ao programa, acabamos imaginando o que faríamos numa situação dessas.

Gostávamos  do Shane e ficamos chocadas quando ele matou  Otis, um hospede dos Greene na fazenda. Ele foi encontrado por Rick  zumbificado . Quando descobrimos os  Zumbis mantidos vivos em um celeiro, então foi realmente assustador.  Esses zumbis, uma vez libertos do celeiro, acabaram  mortos. E o mais impressionante  foi a revelação do  horrendo destino da menina Sophia, filha de Carol, uma menina desgarrada que Rick e seu grupo vinham procurando desesperadamente,  demonstrando  assim a  substância trágica de The Walking Dead.  Foi extremamente doloroso, principalmente por tratar-se de uma criança. E por aí segue  a história, e cada cena é mais chocante que a outra. Não conseguimos assistir a esse show de horrores sem nos colocarmos no lugar de alguns personagens, e isso, é a chave do sucesso da série.  Mantém-nos ligados na tela o tempo todo.   Isso é incrível porque aqui estamos falando de zumbis.

Podemos também ver ali as mais variadas formas de como os seres  humanos reagem ao terror. No mundo muitas   vezes confuso em que vivemos, esses aspectos em si mesmo, têm um valor considerável. No nosso mundo real  temos muitas vezes que suportar alguns eventos realmente horríveis e queremos  simplificar as coisas, tentando justificá-las. The Walking Dead acaba nos  forçando a ponderar sobre alguns fatos. Segundo uma crítica  psiquiátrica “nós temos a síndrome, TEPT (transtorno de estresse pós-traumático), para a qual a neurobiologia é bem elucidada (isto é, os cérebros da maioria das pessoas fazem coisas similares se eles tiverem o infortúnio de sofrer os efeitos patológicos em longo prazo de experiências traumáticas) e ainda assim o fenótipo dessas conexões neuronais similarmente falhas é imensamente variada. Na medida em que nós podemos argumentar que muitos dos personagens no show têm pelo menos alguns aspectos de TEPT, o show se torna um fascinante exemplo de como o TEPT pode ser diferente em pessoas diferentes. Mais controverso ainda, o show serve como um lembrete que de a aparentemente má resposta a uma experiência de horror de uma pessoa, pode ser a chave para que outra pessoa se mantenha psicologicamente sã. Respostas são exclusivas de cada indivíduo e em alguns casos nós podemos nos meter em apuros se nós considerarmos a atitude de “um-tamanho-cabe-em-tudo” para o que consideramos patológico.”

Por exemplo: O Shane sempre foi o cara sombrio que ele se tornou? Ele sempre foi um assassino utilitário? Esta é a sua resposta exclusivamente pessoal e elétrica aos eventos que se desenrolaram, ou é o resultado de mudanças em seu cérebro em resultado do desenrolar dos acontecimentos? E o Dr. Hershel Greene? Como pode ele, o senhor fazendeiro e veterinário de pensamento claro, se chamar de Homem de Deus e ainda assim devolver preciosos humanos à selva? A ironia do Dr. Greene sentado à sua mesa e lendo a mesma Bíblia que contém histórias e lições de pessoas nessa mesma situação é bem impressionante. Ele poderia estar lendo sobre Abraão oferecendo um refúgio seguro aos viajantes no deserto e ainda assim ele pede para que Rick e seu grupo saiam de suas terras. Ele parece cruel, realista, traumatizado, furioso, hipócrita, gentil, ou tudo isto. E como ele reagiria  se no lugar de zumbis, fosse um furacão ou até mesmo uma guerra, mesmo assim ele  teria  despedido seus cansados hóspedes? Estas e outras  questões sombrias  o show traz à tona.

A segunda temporada de The Walking Dead   chegou ao fim. Quanto a Terceira Temporada de The Walking Dead terá 16 episódios e contará com Michonne, Governadore o retorno de Merle Dixon. Sobre  as gravações,  em entrevista ao jornal Times Herald, Mike Riley, diretor de locação de Walking Dead, disse que as gravações devem ter início em  maio na cidade de Senoia, no Estado da Georgia.  A previsão para estreia permanece inalterada: Outubro de 2012. "Apesar de já termos gravado em Senoia nos anos anteriores, a cidade vai se tornar uma locação recorrente durante essa temporada. Vamos transformá-la em um santuário em meio ao apocalipse zumbi", disse Riley. "Na série, a cidade será como um porto seguro, afastado da infestação zumbi que acontece do lado de fora." Segundo Riley, a cidade será segura por estar cercada por muros: "Nossa equipe vai construir uma muralha temporária e removível (...) parecida com um portão, feita de pneus velhos, portas e coisas do tipo". A cidade representará a Woodbury dos quadrinhos, que tem como líder um "ditador benevolente", nas palavras de Riley, o Governador - que será vivido na série pelo ator David Morrissey.

O grupo deverá procurar por um lugar para chamá-lo de lar, estabelecendo-se em vários acampamentos temporários - incluindo uma prisão - que chama a atenção de um homem louco que se autodenomina "O Governador". O Governador administra a sua pequena comunidade de sobreviventes chamada Woodbury como um ditador, e tortura Rick e outros membros de seu grupo, o que culmina em um grande ataque contra a prisão. Vários dos principais personagens morrem na batalha, incluindo o próprio Governador. Após a prisão deixar de ser um lugar seguro devido ao ataque, Rick e os membros sobreviventes seguem para Washington em uma tentativa de achar a cura para a infecção. Porém acabam encontrando humanos canibais no caminho, e também uma cidadezinha fechada e segura - mas que esconde um grande segredo.


Também para a Terceira Temporada da série The Walking Dead, foi contratada  a atriz que viverá Michonne. Trata-se de Dana Gurira (Treme) e ela dará vida à personagem dos quadrinhos na adaptação televisiva. Quem acompanha as HQ`s sabe da importância dessa personagem – heroína.  Ela é uma sobrevivente do apocalipse zumbi, que se junta ao grupo de Rick com a sua espada afiada. Foi ela quem  salvou Andrea no final da segunda temporada. Trata-se de uma das personagens mais queridas da série dos quadrinhos. Mas minha filha tem uma preocupação específica sobre essa misteriosa espadachim,  porque ela não quer que a Michonne roube de Daryl Dixon o posto de “Mais casca-grossa do bairro”.  A personagem  já chega chegando e  pouco teme. De sua origem pouco se conhece. O que a minha filha achou  muito  estranho foi o fato dela  levar consigo dois mortos vivos na coleira. Como explicar tamanha bizarrice? Assim como Rick e Glenn, ela também faz parte do grupo que descobre a cidade de Woodbury, e seu psicótico Governador, Phillip. 

É importante salientar que Michonne foi votada com  86 votos dos 100 melhores heróis dos quadrinhos atuais, em uma eleição realizada  pelo site IGN.  Em entrevista para a MTV News, Robert Kirkman também falou sobre o que esperar de Danai Gurira, atriz que interpretará a espadachim Michonne: “Danai é uma atriz absolutamente fantástica. O papel dela será bem desgastante. Vamos testá-la até seus limites. Ela trabalhará bastante com a espada. Não posso detalhar o que ela fará, mas todos que já leram os quadrinhos sabem que ela é durona. Também veremos muito disso na série. Danai está se dedicando muito, inclusive com treinos de espada. Começaremos a filmar semana que vem, portanto trabalharemos bastate com ela e estamos muito animados em tê-la no time.”

The Walking Dead não consola o espectador com ilusões redentoras. Aqui, a luta nunca acaba. Mesmo Rick, o pólo ético da história e mocinho clássico revela-se falho, conflitado e hesitante nas decisões difíceis. Tirando pequenos tropeços na legenda e o já esperado excesso de intervalos, a série  merece muitos elogios e podemos tirar grandes  lições para nossas vidas.  Muitas questões morais são cuidadosamente apresentadas nesse cenário bizarro. São muitas as provações que os heróis precisam passar e a luta  se torna cada vez mais acirrada  a cada episódio da série. A questão toda está na  reação de cada personagem  ao sofrimento porque  eles precisam   manter-se vivos sem perder o norte ético. São muitas as  tribulações e a  vida  deles não é nenhum  mar de rosas.  As dificuldades aumentam a cada instante.  Todos eles passam por sofrimentos, e não são poucos os sofrimentos. Eles só  não podem deixar que esses sofrimentos vençam, levando-os ao desespero ou à murmuração contra Deus. Por outro lado, se eles permitirem que Deus trabalhe em seus corações  em meio às tribulações,  dando a Ele a oportunidade de purificá-los e aperfeiçoá-los por meio da dor, então suas  vidas interior serão fortes.

Shalom!

Maria A. Paiva Corá




Nenhum comentário:

Postar um comentário