Translate

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Regeneração





A grande verdade do evangelho é que ele pode transformar vidas. Pessoas dizem: “Eu não posso mudar. Nasci assim e vou morrer assim.”  Mas a grande maravilha é que  Deus pode mudar uma pessoa a  qualquer hora. Podemos ser diferentes da maneira que somos a qualquer momento. Veja essa afirmação em 1 Pedro 1: 22-23: “Purificando as vossas almas pelo Espírito (...). Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.”

Não é tremendo? A Bíblia fala: sendo de novo gerados pela semente incorruptível.  Vemos   termos como: “sendo de novo gerado”,  "renascido”  e  “nascer de novo”, o que é um tanto engraçado e muitas pessoas “religiosas” não fazem ideia  do que significam. Gosto muito da palavra “restaurado”, que quer dizer que a pessoa foi restaurada  à condição original. Quando olhamos no espelho, podemos ver o mesmo rosto, mas por dentro sabemos que somos diferentes. Algo mudou. Aconteceu uma regeneração, uma restauração... Agora não somos mais a mesma pessoa que costumávamos ser. Por isso ficamos impressionados quando ouvimos testemunhos de pessoas conhecidas que mudaram. Lembramos como elas eram e sabemos como são agora – e  elas são totalmente diferentes!

No começo de minha caminhada cristã, eu costumava ouvir muitos testemunhos. Eu sempre ficava impactada. Eram pessoas que faziam parte de gangues, que não se importavam com ninguém, mas que um dia  foram salvas delas mesmas, do egoísmo e da  avareza. Olhando para elas agora  não conseguimos imaginá-las  más. Mas a grande verdade é que  foram  restauradas. Em  2 Coríntios 5:17 Paulo disse:  “é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!”  E em Ezequiel 36:26  é Deus quem  diz: “Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.”

Deus transforma totalmente alguns de nós, mas tudo que falamos é: “É, eu sou diferente agora”.  Sim, somos diferentes agora! Mas a obra é de Deus. A Bíblia na Nova Versão Internacional diz assim:  “Lembre a todos que se sujeitem aos governantes e às autoridades, sejam obedientes, estejam sempre prontos a fazer tudo o que é bom, não caluniem a ninguém, sejam pacíficos e amáveis e mostrem sempre verdadeira mansidão para com todos os homens.” (Tito 3:1-2). Você pode estar pensando que é fácil falar, entretanto é este o modo que devemos viver nossas vidas. E continua no 3º versículo: “Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.” (Tito 3:3).

Isso se parece muito com a  nossa sociedade de hoje, não parece? Quando lemos isso,  podemos sentir como se estivesse dizendo: “Não há esperança”. Mas  lembre-se, Paulo estava escrevendo para Tito nessa epístola, e ele disse, “Nós também éramos assim”. Então, existe uma maneira para mudar, mas  não podemos alcançar através de reforma moral. Só é possível  pela misericórdia de Deus. Vamos ler os versículos 4 e 5 de Tito 3:  “Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador, não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo.” Como podemos perceber “regeneração”  não é por obras de justiça praticada por nós, mas segundo a misericórdia de Deus.

Shalom!

Maria A. Paiva





Nenhum comentário:

Postar um comentário