Maria era apenas uma jovenzinha que morava em Nazaré e obviamente já tinha ouvido falar muitas vezes sobre a vinda do Messias (O Ungido), que seria enviado por Deus. Ela estava sempre ocupada carregando água, cuidando da colheita, preparando comida, fiando e tecendo. Mas naquele dia em especial, ela estava em casa descansando. Era meio dia e lá fora o sol brilhava escaldante. Ela deveria estar pensando em José, o carpinteiro, seu noivo e de como ele era carinhoso e bondoso. Quando foi anunciado o noivado para a família, todos ficaram felizes. Agora só restava esperar pelo casamento.
De repente seus pensamentos foram interrompidos por um sentimento de haver mais alguém em casa. Ao se virar, ela deparou com um anjo vindo em sua direção. Maria ficou muito surpresa. Ela não conseguia dizer nenhuma palavra. Só conseguiu olhar para o anjo, que se aproximando dela, falou: “Saudações! Deus se agradou muito de você. Ele está com você”. Nesse exato momento ela caiu de joelhos porque estava em choque. O que poderia significar tudo isso? O que o anjo quis dizer quando falou: “Deus Se agradou de você”?
Sua primeira reação foi ficar completamente perplexa enquanto, solenemente, o anjo lhe assegurava o favor divino. Suas palavras ditas em seguida não fizeram sentido para ela: “Não tenha medo. Deus tem acompanhado a sua vida e Ele sabe o quando você deseja servi-Lo. Ele está muito contente com você. Logo você terá um bebê e o chamará de Jesus. Esse garoto será poderoso e será chamado de Filho do Altíssimo. Deus dará a Ele o trono de Seu pai Davi e Ele governará a casa de Jacó para sempre. O Seu reinado nunca acabará.” (Lucas 1:30-33)
Mas isso parecia impossível, não é mesmo? Maria era virgem e ainda não se casara, então como poderia ela ter um filho? Pois foi isso o que ela perguntou ao anjo e ele respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Deus Altíssimo a envolverá. Seu filho será santo e chamado de Filho de Deus. Sua prima Isabel também terá um filho, mesmo sendo ela já de idade avançada. Todos disseram que ela nunca teria filhos, mas agora terá um, daqui a três meses, pois já está grávida há seis meses. Nada é impossível para Deus”.
Naquele momento, um turbilhão de emoções deve ter invadido a mente de Maria, mas ela simplesmente inclinou sua cabeça, mesmo assustada, mas sem hesitar, disse: “ Eu sou uma serva do Deus. Que tudo aconteça como você diz.”
Depois de falar com Maria, o anjo desapareceu. Em seguida, ela orou silenciosamente por um longo tempo. Depois, levantou-se bem devagar, olhando ao redor, para aquela humilde casa. Agora ela precisava conversar sobre o acontecido com alguém. Mas quem acreditaria nela? Maria ficou ruminando as palavras do anjo: “sua prima Isabel também terá uma criança.” Levantou-se depressa e foi ao encontro de Isabel, que morava em uma cidade da região montanhosa de Judá, afinal ela poderia compreender seus sentimentos naquele momento.
Ao chegar e cumprimentar sua prima, ela percebeu que tinha ido ao lugar certo. Isabel era a esposa de Zacarias, e já sabia de tudo. Ela correu ao encontro de Maria e abraçando ela, a abençoou. E a criança que estava no útero de Isabel começou a chutar dentro dela. Elas riram, pois estavam muito contentes.
Maria começou a contar tudo o que tinha acontecido. Elas tinham agora muito que conversar. Deus as havia escolhido para grandes responsabilidades e missões muito especiais. Elas realmente tinham grandes motivos para louvar e agradecer a Deus.
Eu amo esta cena onde Maria e Isabel estão regozijando-se no que Deus tem feito na vida delas. Duas mulheres que foram abençoados com gravidez milagrosa. Que nossos corações sejam invadidos pelo mesmo espírito de adoração e alegria que dominaram a alma delas e também dos pastores em Belém de Judá, há milhares de anos, com o milagre do nascimento de Jesus.
Feliz Natal e Próspero Ano Novo!
Maria Paiva Corá