O rei Josafá foi o 4º rei de Judá e reinou durante 25 anos. Durante o seu reinado, houve grandes mudanças, como o combate à idolatria. Ele também fez grandes reformas militares, políticas e religiosas. A história dele é de fato muito encorajadora. A maioria dos reis buscava o seu próprio benefício, mas ele estava interessado no benefício do povo. Ele tomou atitudes que resultaram na unidade de todo o seu reino, e isso fizeram com que o povo ficasse forte. Ele não agia sozinho; agia com o povo, e por isso tornou-se um exemplo positivo para nós. Assim também devem agir os líderes do povo de Deus, cientes de que tudo o que fazem é padrão para os demais.
Lemos em 2 Cr 20:1-30 que quando ele tomou conhecimento da invasão planejada pelos amonitas e moabitas contra o seu reino teve medo e pôs-se a buscar o Senhor em oração: “Ah! Nosso Deus [...] em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti” (v.12). A resposta divina à oração do rei de Judá foi surpreendente: “Então veio o Espírito do SENHOR no meio da congregação e disse: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a batalha não é vossa, mas de Deus. Amanhã [...] não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o livramento que o SENHOR vos dará,” (2Cr 20:15-17)
Josafá dependia de Deus e seus atos comprovam isso. Diante de um grande perigo, ele levou o povo de Judá a buscar a Deus. O resultado foi uma grandiosa vitória. Todo o povo provou que a bênção de Deus sempre é abundante quando cremos nEle e Lhe obedecemos.
Shalom!
Maria Paiva Corá
Nenhum comentário:
Postar um comentário