Translate

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Um planeta feito de diamante




Encontrei um artigo que me chamou muito a atenção, que trazia o título:  “Some Alien Planets Could Be Made of Diamonds, Study Finds” ou  “Alguns planetas alienígenas poderiam ser feitos de diamantes, diz estudo”. Olhei com atenção e fiquei impressionada com o conteúdo fornecido pela SPACE.com em : 06 de dezembro de 2011.


Pesquisadores afirmam que alguns planetas alienígenas podem ser feitos em grande parte de diamante. Estes potenciais planetas gigantes, cujo interior pode ser até 50% de diamante, são apelidados de “super Terras de carbono”.

Mas enquanto tal lugar pode parecer bonito, imagino que você não gostaria de visitar, dizem cientistas. Um planeta de diamante, muito provavelmente, deve ser desprovido de vida e incapaz de suportar seres vivos como nós. Apesar desse lugar  parecer maravilhoso, não poderíamos viver lá.  "Achamos que um planeta de diamante deve ser um lugar muito frio, escuro," disse em um comunicado o  cientista Wendy Panero, líder do estudo.

Os diamantes são muito bons em transferência de calor, de modo que no  interior de carbono super-Terra iria congelar rapidamente conforme  todo o calor escapasse. Sem calor forte em seu núcleo, como a Terra tem, um planeta de diamante não teria a energia geotérmica, que significa que ele não teria placas  tectônicas, um campo magnético e uma atmosfera - tudo o que  torna a Terra tão hospitaleira para a vida.

Panero e seus colegas recriaram a temperaturas e pressões da camada mais baixa da Terra, chamada de manto, para estudar como os diamantes formam lá. Eles usaram esses resultados para construir modelos de computador simulando como os minerais poderiam formar em planetas alienígenas com mais carbono do que o nosso.

"É possível que os planetas que são tão grandes quanto quinze vezes a massa da Terra sejam a metade de diamante", disse Unterborn Cayman, um estudante de pós-graduação na Ohio State University. A idéia pode soar completamente estranha, mas não é.  Geólogos já suspeitavam que manto inferior da Terra, pouco acima de seu núcleo, contém uma camada rica de diamante. No entanto, planetas alienígenas que contêm mais carbono do que a Terra poderiam ter muito mais conteúdo de diamante.

"Nossos resultados são surpreendentes, na medida em que sugerem que planetas ricos em carbono podem se formar planetas com um núcleo e um manto, assim como a Terra fez," disse Panero. "No entanto, os núcleos seriam provavelmente muito ricos em carbono - muito como o aço – e o manto também seria dominado por carbono, muito na forma de diamante."

Um raríssimo diamante, algo que não aparece todo dia disponível, sem dúvida atrairia muitos colecionadores endinheirados que o compraria para colocá-lo num cofre, a famosa "fortuna portátil", que com pouco mais de algumas gramas  pode atingir um preço exorbitante. Agora, imagine um planeta feito de diamantes, não  parece incrível? Representa um capricho da natureza e um extremamente raro fenômeno geológico. Muita gente pode estar pensando que sem dúvida nenhuma seria um excelente investimento e muitos compradores, possivelmente negociantes de diamantes experientes, ficariam deslumbrados. E quanto a nós mulheres? Podemos ficar sonhando com esse lugar maravilhoso. Afinal qual mulher não gostaria de ter um  diamantes?

Sonhar não paga impostos!

Até breve!

Shalom!!!

Maria Paiva Corá


Um comentário:

  1. Olha, se o Eike Batista ainda não tem contrato com um desses ou esses planetas, ainda se pode sonhar. Do contrário, melhor não...

    Pedro Paiva / Brasília

    ResponderExcluir