Translate

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A Edificação



                                                          Unité d'habitation - edifício de Le Corbusier             
                                                          Briey, France 1963

Meu pai tem muitas habilidades, mas uma em especial é que ele  é genial em construções. Ele sempre dominou essa arte como ninguém. Ele tinha cadernos com várias plantas de casas desenhadas neles, fazendo despertar em mim a vontade de ser arquiteta, tanto que na adolescência cheguei a prestar vestibular para arquitetura, mas infelizmente acabei desistindo e me formei em Letras, me especializando mesmo em construções de ideias. Eu gostava de vê-lo trabalhar. Ficar com ele me deixava feliz! Enquanto ele trabalhava  eu  fazia  perguntas, as quais ele respondia  com carinho e atenção.  Aprendi muitas  lições com ele.   Ao olhar para trás e refletir sobre essas lembranças maravilhosas, percebo que  muito me beneficiei, pois com aquelas experiências aprendi a conhecê-lo e amá-lo.

Em um edifício em construção pode-se ver os últimos andares já pintados por fora, enquanto o térreo ainda está sendo terminado. Enquanto alguns operários concluem a colocação de pedras de revestimento nos andares mais superiores, outros operários ainda estão fazendo buracos no chão para colocação de tubulações. Ou seja, se olharmos para determinada parte do edifício, ele está pronto; se olharmos, para outra, ainda está bem longe de ser terminado. Assim é com muitas pessoas. Se olharmos para algumas, temos a impressão de que  já atingiram a maturidade e isso dá-nos a ideia de que a edificação já está concluída. Por outro lado, ao olharmos mais de perto, veremos que ainda falta muito para Deus edificar ali.

Deus anuncia a volta de Jesus, e este evento passou a ser o anseio do coração de muitos cristãos. Esta esperança é que anima o coração deles a prosseguir. Os apóstolos e os cristãos primitivos consideravam a volta de Jesus como a "bendita esperança", como vemos em Tito 2:13: "Aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e salvador Cristo Jesus". Mas para que o Senhor possa voltar  Ele precisa que todo o  Seu edifício [ Sua casa, a igreja] esteja concluído. Não podemos contentar-nos de que alguns estejam prontos, enquanto a maioria ainda está aquém do padrão de Deus. Precisamos nos empenhar em edificar e em sermos edificados “seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função” (Efésios 4:15-16).

Shalom!

Maria A. Paiva Corá

3 comentários:

  1. Boa noite, Maria.

    Por isso, assim com Jeremias, nunca devemos nos furtar de descer á casa do oleiro.

    Respeitoso abraço,shalom!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Cizim,

    É verdade. Muitas vezes somos tentados a ser pessimistas. Mas precisamos entender que nem tudo está perdido. Deus nos desafia todos os dias.

    Shalom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passando para desejar uma semana abençoada para você!

      Shalom!

      Will (Cizim)

      Excluir