Translate

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O Profeta Jeremias





Crianças são sempre autênticas. Se elas gostam de alguma coisa ou de alguém, por exemplo, diz logo sem hesitar. Quanto aos adolescentes, têm uma  tendência de esconder seus sentimentos a fim de que os outros não pensem que são fracos, pois não querem se expor demais. Já os adultos,  fazem o possível para causar  boa impressão nas pessoas, mesmo que isso signifique  usar máscaras.  Mas por  que será que determinadas pessoas se preocupam tanto  em “vender” uma boa imagem para os outros?

Na Bíblia encontramos um personagem muito interessante. Trata-se do profeta Jeremias. Ele destaca-se por ser alguém autêntico. Não que os outros profetas da Bíblia não fossem, mas o Profeta Jeremias deixava sempre transparecer  com maior nitidez suas emoções e sentimentos. Ele até foi denominado de  “o profeta chorão” .  Ele teve muitos conflitos pessoais. Porém não teve receio de se mostrar  como realmente  sentia.  Em seus  livros podemos vê-lo triste, chateado, derramando lágrimas, ou feliz e disposto. Mesmo sendo adulto,  costumava demonstrar seus sentimentos.  Jeremias sofreu física e emocionalmente, talvez até mais do que os outros profetas.   Ele chegou a  passar uma noite no cepo e vários períodos em cisternas e em diversas prisões. Seu próprio povo planejou um complô contra ele, alem de ter sido incompreendido por sacerdotes, profetas e pessoas comuns de seus dias.

Apesar de tudo isso, Jeremias teve uma vida exemplar. Ele desempenhou  seu papel de profeta com excelência, pois desde pequeno foi educado e consagrado para ser um sacerdote. Ele foi escolhido por Deus ainda muito novo para ser um profeta e teve medo.  Era uma grande responsabilidade falar às pessoas as mensagens de Deus.  Ele disse ao Senhor: "Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem" (Jeremias 1:6). Mas Deus lhe respondeu com palavras de ânimo e desafio: Ponho em sua boca as minhas palavras. (...) Pronunciarei a minha sentença contra o meu povo por todas as suas maldades; porque me abandonaram, queimaram incenso a outros deuses, e adoraram deuses que as suas mãos fizeram. (...) E hoje eu faço de você uma cidade fortificada, uma coluna de ferro e um muro de bronze, contra toda a terra: contra os reis de Judá, seus oficiais, seus sacerdotes e o povo da terra. Eles lutarão contra você, mas não o vencerão, pois eu estou com você e o protegerei” (Jeremias 1:9, 16, 18 e 19).


Que grande desafio, não é mesmo? Falar das desgraças que deveria cair sobre os israelitas como castigo pelos seus pecados. Mas Jeremias não precisava ficar com medo, pois Deus lhe estava garantindo o sucesso em sua tarefa. A vitória já estava garantida. Ele só precisava confiar na soberania do Senhor. Então, ele  foi persistente e soube como resistir, mesmo sabendo que quase ninguém gostava de ouvir suas mensagens, e por isso acabava sendo odiado pela maioria e recebendo  muitas ameaças.

É muito fácil desistir de uma coisa que começamos. Eu mesma faço isso com muita freqüência. Já desisti de um curso que queria muito fazer, de um emprego muito bom e já desisti até de  pessoas. Como necessito  da misericórdia de Deus para continuar minha jornada que acredito ser  longa. Jeremias, ao contrário, preferiu resistir. Não se desesperou, pois  tinha certeza de que Deus estaria com ele até o fim para protegê-lo, pois Ele mesmo havia dito: Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo" (Jeremias 1:8).

Se você está desanimado com alguma coisa, eu quero encorajá-lo (a) a não desistir. Persista na busca de seus objetivos. Lembre-se das atitudes de Jeremias. Elas, entretanto, devem ser um estímulo para nós, que cremos em Deus e em Sua Palavra.  Que possamos andar com maior determinação em Seu caminho.

Shalom!

Maria A. Paiva Corá


2 comentários:

  1. Olá, Maria.

    Um dos chamados mais bonitos da bíblia, o de Jeremias, na linguagem de hoje a bíblia diz: "antes do nascimento , quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi e separei para que você fosse um profeta para as nações". Privilégio o dele, embora árdua tarefa a de seu chamado.

    Shalom!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Cizim,

    Realmente o profeta Jeremias teve uma missão muito especial. Ele é conhecido como o “profeta chorão” porque em seus dois livros, especialmente no livro de Lamentações, ele demonstra grande tristeza e chora pela condição cada vez pior de Israel.

    Como precisamos hoje em dia de homens de Deus mais comprometidos e que levem a sério a tarefa de comunicar claramente a Palavra de Deus àqueles cujas vidas dependem disso.

    Shalom!

    ResponderExcluir