Translate

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A vida de Mefibosete


Ele passou por um caminho difícil. O protagonista é Mefibosete. Ele era o filho mais novo de Jônatas, o queridinho do palácio, neto caçula do rei Saul. Viveu até os cinco anos de idade cercado de atenções e riquezas.

A história dele é interessante e está registrada na Bíblia, em II Samuel capítulo 4:4 e 9. Tudo começou quando houve uma guerra e tanto seu pai quanto o avô foram mortos. Não foi  somente isso, os inimigos mataram todos os membros da família real. A ama que cuidava de Mefibosete ficou apavorada quando recebeu a notícia do que estava acontecendo. Apanhou o garoto e o escondeu no meio de algumas roupas, para que ninguém percebesse, e saiu correndo, desejando pegar alguma carruagem e fugir para outro país.

Nessa correria, entretanto, tropeçou e caiu por cima da criança. Mefibosete se machucou feio. Como não podia ser atendido ali, pois podiam ser  reconhecidos, a ama preferiu continuar a fuga. Quando eles chegaram a um lugar seguro já era tarde demais e o menino ficou aleijado de ambos os pés.

De um dia para o outro, Mefibosete perdeu toda sua família, e precisou ser adotado por uma família estrangeira. Passou a morar com a família de Maquir, na cidade de Lo-Debar. Eram pessoas ricas e bondosas, mas mesmo assim ele sofreu muito. Outra mudança difícil foi se acostumar com a perda da habilidade para andar e correr.  Teria que passar o resto da vida dependendo de muletas.

Mas não precisamos ficar com pena de Mefibosete.  Igual a tantas outras crianças deficientes, que perderam os pais, ele cresceu,  teve direito a integração,  educação, saúde, lazer, transporte e família. Ele também aprendeu uma profissão e se casou e logo  teve um filho, que recebeu o nome de Mica. Como pode ver ele não desanimou, seguiu em frente. Aprendeu a conviver com suas perdas. Desenvolveu novas amizades. Conheceu os costumes do lugar onde morava e era muito querido por todos. Ele não ficou remoendo suas dificuldades e sofrimentos.

Ele provavelmente tinha mais ou menos  22 anos de idade, quando Davi, o rei de Israel, que fora muito amigo de seu pai, descobriu que ele estava vivo. “Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu use com ele da benevolência de Deus?” perguntou o rei a Ziba, um servo da casa de Saul: “Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés” respondeu ele (2 Samuel 9:3).

“Então mandou o rei Davi, e o tomou da casa de Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar” (2 Samuel 9:5). O rei insistiu para que  Mefibosete voltasse para Jerusalém. Fez com que fossem devolvidas a ele as terras e casas que tinham sido de sua família. E mais: Mefibosete foi considerado convidado especial para todas as festas e comemorações do palácio real. E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu sempre comerás pão à minha mesa(2 Samuel 9:7).

A vida de Mefibosete teve quase tudo para ser uma tragédia, mas ele não perdeu o ânimo.  É preciso ter a mente aberta para o novo, aproveitar cada dia, cada acontecimento, cada pessoa de convívio e buscar sempre o aprendizado. Foi exatamente isso o que ele fez, mesmo nos piores momentos de sua vida,  não  faltou-lhe a bênção de Deus e a vontade de vencer.

Saúdo a todos com votos de um feliz Natal!

Maria Paiva Corá



3 comentários:

  1. Quero parabeniza-la Maria Corá pela escolha da historia que acabo de ler a respeito de mefibocete, conheço o testo, e acho lindo. Um abraço cristão, e Deus continue a inspira-la. neto.

    ResponderExcluir
  2. belo texto, a autora só esqueceu que Mefibosete se achava um cão morto.

    ResponderExcluir