Translate

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Por que poesia?




José Maria de Souza Dantas

Por que poesia nos dias de hoje, num mundo muito insensível? Por que poesia, quando os homens estão preocupados com a guerra, com o domínio? Por que poesia num mundo dominado pela tecnologia?

Acredito que, nos dias de hoje, algo nebulosos, incertos, a poesia, a arte, à educação, é a única possibilidade de fazer desfazer a terra, de descobrir as razões da ventania. A arte tem hoje o seu momento de aceno para a verdade, desvelando a mentira cada vez mais crescente e assustadora. Conscientizado pela arte, o homem tem condições de mais certeza num mundo de incerteza, tornando-se capaz, portanto, de afastar a nuvem de ódio, de arrogância e prepotência que paira sobre nossas cabeças.

Nesse sentido, Marx foi injusto com o pensador, achando que ele não deveria apenas interpretar o mundo, mas transformá-lo. O pensador, o poeta, não tem o poder de modificar, mas de conscientizar o homem da necessidade de transformação, de preparar o terreno para um novo passo, para a conquista de dias melhores.

A arte é a possibilidade única de fazer acordar a humanidade. Mais do que nunca é importante fazer cantar o canto do poeta. Cada poeta exterioriza o seu canto, sua maneira de ver o mundo.

(A consciência poética de uma viagem sem fim. Linguagem. Rio de Janeiro. Presença. 1983. n. 1)


Nota: Acostumamo-nos a chamar de poesia apenas as obras em verso, ou seja, os poemas. Mas a poesia pode existir em qualquer lugar, na prosa e no poema, na noite, no mar, no olhar de uma criança. Ela é sensibilidade, a verdade de um momento, o acontecimento, a liberdade, a prova de que ainda somos capazes de enxergar com o coração.

Quanto à opinião do autor de “Por que Poesia?”, José Maria de Souza Dantas,  a arte nos dias de hoje é importante para sensibilizar o homem, desvelando mentiras e conscientizando.

Ele argumenta que o  papel real do poeta é unir a  sensibilidade e experiência. “A arte é a possibilidade única de fazer acordar a humanidade” porque a arte ainda é algo que sensibiliza. Além disso, ela é tida como lazer, o que aumenta a possibilidade de surtir mais efeito sobre as pessoas, uma vez que pode encontrá-las um pouco relaxadas. [Maria Paiva Corá]


Nenhum comentário:

Postar um comentário