Translate

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Energia eólica: uma energia limpa





A energia eólica é a energia que provém do vento. O vento movimenta as pás de um gerador, que se parece com um grande cata-vento. O movimento das pás gera energia elétrica.  A energia eólica tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas pás. Nos moinhos de vento a energia eólica era transformada em energia mecânica, utilizada na moagem de grãos ou para bombear água.

A energia eólica pode ser considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota,  limpa e amplamente distribuída globalmente . Em países como o Brasil, que possuem uma grande malha hidrográfica, a energia eólica pode se tornar importante no futuro, porque ela não consome água, que é um bem cada vez mais escasso. Além da questão ambiental, as turbinas eólicas possuem a vantagem de poderem ser utilizadas tanto em conexão com redes elétricas como em lugares isolados.

O Brasil possui grande potencial em energia eólica, mas a maior fonte de eletricidade do Brasil ainda são as usinas hidrelétricas. Um estudo indica que o país poderia substituir a energia térmica pela energia eólica. Isso porque as usinas térmicas só são acionadas durante os períodos de seca, quando os rios ficam mais baixos e as hidrelétricas são insuficientes para produzir toda a energia consumida. Porém, é justamente nesse período que o regime de ventos no Nordeste é mais intenso.

Quanto as  vantagens da energia eólica, são muitas. Com a produção de energia elétrica é uma fonte renovável, não emite gases de efeito estufa, gases poluentes e nem gera resíduos na sua operação, o que a torna uma fonte de energia de baixíssimo impacto ambiental. Os parques eólicos (ou fazendas eólicas) são compatíveis com os outros usos do terreno como a agricultura ou pecuária, já que os atuais aerogeradores têm dezenas de metros de altura. O grande potencial eólico  aliado com a possibilidade de gerar energia em larga escala torna esta fonte a grande alternativa para diversificar a matriz energética do planeta e reduzir a dependência ao petróleo.

Apesar das vantagens, não podemos esquecer  as  desvantagens. É preciso tomar cuidado antes de apostar na energia eólica. Se não forem feitos os estudos de mapeamento, medição e previsão dos ventos, ela não é uma fonte confiável. Além disso, os parques eólicos produzem poluição sonora e visual. Também podem interferir na rota migratória de pássaros, e os aerogeradores interferem na paisagem do local, o que pode ser o caso dos projetos localizados na região conhecida como Boqueirão da Onça e no Parque Estadual do Morro do Chapéu, próximo à Chapada da Diamantina. Nos dois, os equipamentos estão perigosamente próximos das áreas de proteção. Tanto a região do Boqueirão da Onça, no coração da caatinga quanto o Parque Estadual do Morro do Chapéu são atraentes, pois o vento é forte e canalizado no alto de suas serras. O problema é que os dois lugares também precisam ser protegidos pelas suas características naturais ímpares. O resultado é um embate entre ambientalistas e os defensores dos parques eólicos, no qual os dois lados parecem possuir bons argumentos.

Parque Estadual Morro do Chapéu possui 46 mil hectares e abriga nascentes de importantes bacias hidrográficas, além de possuir ótimos ventos. (Foto: Mariana Fonseca)

Durante o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, a Presidente Dilma  Rousseff diz que não há espaço para 'fantasias' na Rio+20 e acabou defendendo  a produção de energia hidrelétrica.  Em resposta a críticas de ONGs ela afirmou que não se pode acreditar que o desenvolvimento ocorrerá apenas com energias eólica e solar.  "Temos até uma missão mais difícil [na conferência], que é propor um novo paradigma de crescimento que não pareça fantasioso. Ninguém aceita discutir a fantasia. Ela [a Rio+20] não tem espaço para fantasia. Eu não falo da utopia, falo da fantasia. Tenho que explicar como comer, ter acesso a água e como vão ter acesso a energia" disse ela. E acabou completando: "Eu não posso dizer que só com eólica é possível iluminar o planeta. Não é. Para garantir energia de base renovável que não seja hídrica, fica difícil, né? Porque eólica não segura, né? E todo mundo sabe disso.” Ela ainda brincou, dizendo que não é possível "estocar vento".


Uma das grandes preocupações da Rio + 20 é planejar a melhor maneira de obter energia para as atividades humanas. Portanto é necessário pensar melhor na forma de usar os recursos naturais. Importante ressaltar  que um dos temas da Conferência é “energia sustentável e inovação”. Portanto, desenvolvimento sustentável é o tema central.  Não podemos falar de desenvolvimento sustentável sem falar em energia limpa, como a energia eólica e a energia solar, energias geradas com o uso de recursos naturais que produzem pouca poluição. 

Maria A. Paiva Corá                                                                           





Nenhum comentário:

Postar um comentário