Translate

segunda-feira, 2 de abril de 2012

A Páscoa dos cristãos é única





Neste mês, celebramos a maior das festas, e temos todos os motivos para comemorá-la com grande alegria.  Na época da Páscoa, muitas pessoas se voltam para as cenas finais da vida de Jesus aqui na Terra e relembram Seu sacrifício pela humanidade caída. A Páscoa dos cristãos é única. Lemos em Atos 4.33 que  “os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.”

Eu fui ao  enterro de meu filho de apenas seis aninhos, que morreu em um acidente automobilístico e vi o caixão baixando ao sepulcro aberto, mas não testemunhei a sua ressurreição. Eu queria muito que ele ressuscitasse ali diante de meus olhos naquele momento, mas não vi nada acontecer. Os apóstolos, porém, viram e ainda andaram por quarenta dias  junto do Senhor  Jesus ressuscitado antes que Ele voltasse ao céu (Atos 1:3). Por isso eles eram literalmente testemunhas de Jesus.  Eles não tinham muito a dizer sobre si mesmos, mas tinham muito a  falar de seu Senhor ressurreto.

Hoje muitos são os convertidos ao Cristianismo  e poderíamos enumerar a origem simples de grandes homens de Deus. Certamente Deus escolhe pessoas simples e capacita-as para a Sua obra.  Podemos também pensar nos diferentes juízes do povo de Israel, começando por “Eúde, homem canhoto... Sangar, que feriu seiscentos homens dos filisteus com uma aguilhada de bois... Gideão, que disse: “...minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai” (Jz 3.15, 31; 6:15.). É dessa forma que Deus recebe toda a glória...

Em relação à Páscoa o apóstolo Paulo escreveu a Timóteo em sua última carta de Roma: “Deus ... que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos; E que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho” (2 Timóteo 1:7-10). O plano de Deus para a salvação foi elaborado na eternidade passada, “antes dos tempos dos séculos” e revelado na encarnação de Cristo.

É  impossível  entendermos a fundo o que está escrito na Bíblia sobre nossa eleição: “nos elegeu nele antes da fundação do mundo” (Efésios 1:4). Por este motivo a Páscoa é a festa da grande alegria acerca do planejamento de nossa salvação antes a existência do tempo, com sua concretização dentro do tempo e do espaço. “ Vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho ...” (Gálatas 4:4). E essa vinda do Filho de Deus tem conseqüências por toda a eternidade. Na sua carta a Tito o apóstolo Paulo também falou dessa dimensão eterna da Páscoa quando disse: “Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos; mas a seu tempo manifestou a sua palavra pela pregação ...” ( Tito 1:2-3).

Segundo as Escrituras Sagradas fomos escolhidos em Jesus antes que existisse o tempo. Ele  foi crucificado por nós quando o tempo certo chegou, foi sepultado e ressuscitou, e nós juntamente com Ele – ressuscitados para uma nova vida, válida por toda a eternidade! Somos discípulos do Senhor ressurreto, que está voltando! Testemunharemos disso com nossa vida, comprovando dia após dia a realidade de Sua ressurreição, na força e no poder do Espírito Santo, para a glória de Deus!
Shalom!

Maria A. Paiva Corá


Nenhum comentário:

Postar um comentário