Translate

domingo, 6 de novembro de 2011

Entrando no mundo da dança


O estilo de dança mais famoso é o balé clássico. Ele surgiu nos palácios da Itália no século 16. No início, as apresentações eram mais teatrais, com uma mistura e movimentos, música, poesia e canto. Mais tarde, na França, o balé se desenvolveu e se espalhou pelo mundo.

Dançar balé é uma arte. Num dia você é um príncipe ou uma princesa, no outro um camponês, uma fada ou um anjo e pode até voar! É mágico! No balé tudo é possível. Com saltos e giros, os bailarinos representam personagens e contam histórias encantadas e cheias de malabarismos.

Observar bailarinos em ação nos dá a impressão que dançar é muito fácil. Eles fazem isso com tanta graça e leveza.  Mas não é bem assim. Na verdade, a dança é muito difícil e requer grande habilidade e equilíbrio. Requer mais do desejo. Para arrasar nos palcos, enfrentam horas de aulas e ensaios, estão sempre se exercitando e aprendendo passos novos.

Além de artista, um bailarino precisa ser um pouco atleta. É que, sem força e controle do corpo, ele não conseguiria fazer nenhum dos passos das coreografias. Mas não adianta só movimentar-se com perfeição. É preciso saber acompanhar a música e saber interpretar o personagem.
Exatamente o mesmo sucede também em nossa vida, precisamos saber “dançar conforme a música”. Se não fixarmos nosso olhar constantemente em nosso dirigente que é Deus, não poderemos dançar no compasso da música. E tudo será em vão!

Quantas vezes pensamos que investimos os melhores meios para obter o sucesso e achamos que o mais importante é se divertir.  Entretanto, não buscamos a disciplina, o equilíbrio, a concentração, a noção do ritmo e a flexibilidade. Além disso, não olhamos para Deus, mas no fundo buscamos a nós mesmos, achando que somos autossuficientes. Nosso talento e nossa capacidade não são empregados para trazer honra para Ele, mas para nós mesmos.

Nós não podemos criar nada neste palco maravilhoso que é o mundo em que vivemos. Esta é a parte de Deus. Mas precisamos reconhecer que fazemos parte de um grande espetáculo que Deus cria e que somos os protagonistas de nossa história. Deus sempre  coloca em nosso caminho novas  oportunidades   e precisamos aproveitá-las. Precisamos aprender a usar nossos dons e desfrutar do  espetáculo da nossa existência no teatro da vida.

Unidos de coração,

Maria A. Paiva



Nenhum comentário:

Postar um comentário