Translate

terça-feira, 8 de novembro de 2011

A Mulher Sábia


Ao lermos a Bíblia, certamente já nos sentimos tocadas por alguma passagem específica de uma maneira especial. Em provérbios 14:1 Salomão fala que “toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.”  Que grande responsabilidade! Construir, edificar um lar não é uma tarefa fácil. É um grande desafio. É preciso trabalhar muito! Agora, derrubar é fácil. Basta pegar uma marreta e bater e bater...Tudo vai ao chão em pouco tempo.

Nós como “mestre de obras” espirituais precisamos prestar atenção aos mínimos detalhes, porque é um grande desafio levantar uma bela construção. Interessante que Salomão dá ênfase a expressão “com as próprias mãos”. Mas você já se perguntou como uma casa é construída? O que sustenta o teto e as paredes? O que impede que a chuva entre? O que é necessário para construir uma casa? Precisamos conhecer todas as etapas envolvidas na construção de uma casa. Aqui vamos ver exatamente como a casa é construída, quais são as  técnicas e material que normalmente são empregados na construção.

Passo a passo de uma construção de uma casa

Vamos ver desde o preparo do terreno à fase final, que é a pintura, as etapas estão na ordem real dos acontecimentos, ou seja, representam o real andamento das obras.

- Preparando o terreno

Primeiro devemos fazer uma limpeza do terreno a ser construído, tirando os matos, lixos, etc.

Devemos tirar todo sentimento destrutivo, gerado pela intimidação: o medo. Deus tem tocado profundamente nossos corações para que não deixemos que o medo nos paralise, impedindo-nos de avançar e conquistar os nossos sonhos. Lembre-se: Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder para crermos que podemos todas as coisas nAquele que nos fortalece!

“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” (Isaías 41:10)

Também vamos precisar do Perdão. Como filhas da luz, que somos em Jesus Cristo, devemos saber perdoar, porque entre todos os sentimentos que nos assaltam o perdão é o melhor caminho. A vingança não é a saída. O perdão é a única saída para o caminho da paz, é a nossa única alternativa para um viver digno do reino de Deus. No calor da ira, e na cegueira da luta precisamos do perdão mais do que qualquer outra coisa. Assim o nosso terreno, que é o nosso coração fica limpo de todo sentimento desagradável e nos torna herdeiras da vida eterna.

- Fazendo a fundação

A fundação da casa é a base que a sustenta. É a parte que não vemos, pois fica debaixo do chão. A mulher sábia é aquela que busca estruturar a sua casa tendo como base os princípios de Deus.

Então, para a base desse edifício, vamos precisar da pedra espiritual e a verdadeira rocha que é Jesus Cristo:

“E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.” (1 Coríntios 10:4)

“Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina.” (Efésios 2:20)


Para as colunas, precisamos de sabedoria:

“A sabedoria já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas.” (Provérbios 9:1)
“Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece.” (Provérbios 24:3)

- Levantando as paredes

Feito a fundação, partimos para a alvenaria, que nada mais é do que conjunto de tijolos unidos para formar as paredes. Basicamente a alvenaria é feita unindo-se os tijolos uns aos outros.

Amor, respeito, humildade, perdão, mansidão, com longanimidade.

“Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”(Efésios 4:32)

 “Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor.”(Efésios 4:2)

- Telhado

Chama-se telhado qualquer tipo de cobertura em uma edificação. Porém,  a função do telhado é  proteger o espaço interno do edifício das intempéries do ambiente exterior (como a chuva, o vento, entre outros), também concedendo aos usuários aí localizados privacidade e conforto.

Para o telhado vamos precisar cobertura  de oração. O Senhor Jesus, enquanto esteve aqui na Terra, cultivou uma vida de oração. Em Mateus 14 vemos que, após a multiplicação dos pães, Ele subiu ao monte, em particular, a fim de orar. Precisamos ver e tomar o Senhor Jesus como nosso modelo.

É mais fácil ter traquejo para desenvolver algumas atividades, mesmo no campo espiritual, mas não é fácil termos uma vida de oração. Orar é declarar que não confiamos em nós mesmos, mas em Deus, a fonte da bênção.

- Reboco, piso, portas e janelas

Nesta fase iremos rebocar as paredes, colocar pisos, portas e janelas.
Para isso, precisamos de alegria e o incentivo é “Exultai e alegrais-vos, porque é grande o galardão nos céus.”

“O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate.” (Provérbios 15:13)
“O segredo da felicidade não está em fazer aquilo que a gente gosta de fazer, e sim em aprender a gostar daquilo que se deve fazer.” Rei George V

- Itens básicos

Agora é hora de instalar os itens básicos, como a pia da cozinha, e o tanque de lavar roupas, etc... numa casa normal. Mas para nossa casa espiritual  precisamos ter uma vida saudável, uma vida forte e vitoriosa com Deus.

Então vamos precisar de uma   vida devocional ativa. E os itens para uma vida espiritual saudável é extremamente simples: cada dia devemos levantar-nos cedo de nossa cama e a nossa primeira escolha é nossa vida devocional: comunhão, louvor, leitura da Bíblia e oração.  Simples assim!

Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.” (Hebreus 4:16)

- Pintando a casa

Esta é a última parte, que é a pintura da casa.
O objetivo principal da tinta na verdade é impedir que a água da chuva e a poluição existente no ar entrem, evitando danos e mofo, além obviamente de embelezar a casa.

Então vamos precisar  do sangue precioso de Jesus. Somente pelo poder do sangue de Jesus, é possível para nós pobre mortais viver a todo tempo na presença de Deus. Sempre que qualquer pecado vier estorvar na comunhão dom Deus, nós podemos, instantaneamente, confessar e reivindicar o sangue prevalecente do Senhor. Imediatamente, a comunhão é restaurada. Aleluia!

Considerações finais...

Bem, foram apresentados aqui de maneira bem resumida como é construído uma casa, mostrando uma breve noção de como também é erguido um lar.
Depois de construída, a casa  necessita ser bem cuidada. Em Tito 2.5 diz que a mulher precisa ser boa dona de casa, procurar manter a casa limpa, em ordem e cada coisa em seu devido lugar. “A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.” (Tito 2:5)

E finalmente para proteger a casa contra o inimigo, precisamos de uma chave especial. Eu acredito que a unidade do  serviço ao Senhor é essa chave preciosa.  Portanto, necessitamos que toda a nossa família  sirva ao Senhor na igreja, porque Ele deseja não um serviço individual, mas um coletivo. Na bíblia podemos ver  muitos exemplos, como:

“Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.” (Atos 16:31)
“Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.” (Josué 24:15)

Iremos para o céu exclusivamente pela graça, unicamente pela fé na obra de redenção consumada pelo Senhor Jesus, mas nós meras  pecadoras fomos transformadas em filhas de Deus. Entretanto, além disso, ainda nos aguarda uma gloriosa recompensa. Paulo recomendou ao seu jovem colaborador Timóteo em sua última carta: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” 2 Timóteo 2:15.

Que o nosso viver hoje seja o compromisso mútuo entre nós e o Senhor!

Unidas nesta tarefa sagrada,

Maria A. Paiva Corá

Shalom!


Nenhum comentário:

Postar um comentário