Translate

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

130 cavalos de potência num motor à combustão


As motos contêm histórias curiosas e fantásticas. É a emoção sobre duas rodas. Esta maravilhosa máquina é uma moto elétrica, a grande novidade que acabei de ver nos sites http://www.engadget.com e  http://www.techtudo.com.brO protótipo é fruto do desenvolvimento de uma empresa italiana, CPR Racing, e se chama Energica. A moto tem propulsão de um motor de 100 kW, o equivalente a 130 cavalos de potência num motor à combustão.

Segundo o autor da matéria a moto pode alcançar velocidades de até 220 km/h, isso graças à baixa relação de peso por potência. Com torque alto – 16 kgm disponíveis integralmente na menor torção do acelerador –, a Energica pode rodar por 150 km com apenas uma carga de bateria, em uma eficiência de consumo de energia de até 95% (a CPR não informou se essa autonomia se refere a consumo rodoviário ou urbano). A moto superesportiva não apenas anda rápido, mas também freia muito bem com os discos de freio da OZ de alumínio forjado.

Mas para quem gosta  do  tradicional  ronco do motor que faz parte da emoção, pode ser um problema, pois por ser elétrica, o modelo dispensa o uso de motor a explosão. Mas outras características permanecem intocadas: a moto garante o vento no rosto e a mesma sensação de liberdade - tudo com a adição do ecologicamente correto. E, claro, a vantagem de que, se você cair, não precisará preocupar-se com queimaduras provocadas pelo cano de escapamento.


Vendo  motos como esta, é impossível não pensar em meus irmãos que são apaixonados por motos, para a grande preocupação de nossa mãe. Mas graças a Deus eles são prudentes e tem competentes anjos da guarda.

Maria Paiva Corá


Um comentário:

  1. Bonita assim e ajudar o planeta...

    Gostei muito!

    Pedro Paiva / Brasília

    ResponderExcluir